Categorias
Tecnologia

Os impactos do 5g nos meios de pagamento

Sabe quais os impactos do 5G nos meios de pagamento? Entenda quais as possibilidades e como isso afeta usuários e empresas.

Brasília foi a primeira cidade a receber a tecnologia 5G em 6 de julho de 2022. Desde então, novas antenas com sinal puro do 5G têm sido instaladas em outras partes do país. A implantação dessa infraestrutura no Brasil promete grandes avanços em diferentes segmentos de mercado. Os impactos do 5G nos meios de pagamentos, por exemplo, incluem melhorias na rotina dos lojistas e uma experiência aprimorada para clientes. 

Neste artigo, você entenderá melhor como a quinta geração de conectividade móvel visa revolucionar o mercado de meios de pagamentos. O que essa evolução significa na prática tanto para as empresas quanto para clientes. 

O que é o 5G? 

O 5G é a evolução da quarta geração de redes móveis (4G). É um sinal mais potente que permite velocidades de alto padrão de qualidade e com uma latência, ou tempo de resposta, muito menor. 

Apenas para se ter uma ideia, as redes 4G permitem uma velocidade em torno de 33 Mbps. Já a quinta geração promete elevar esse número de 50 a 100 vezes mais, podendo chegar a 10 Gbps. 

É uma rede energeticamente mais eficiente. Consumindo até 90% menos, podem economizar mais bateria dos aparelhos. Além disso, também reduz a latência de 30 ms (do 4G) para menos de 5 ms. Sem falar que o volume de dispositivos conectados pode ser até 100 vezes maior. 

5G no Brasil: em que fase estamos? 

A tecnologia 5G trabalha na frequência de 3,5 GHz, que foi liberada pela Anatel primeiramente em Brasília. No primeiro momento, adotava-se um modelo chamado 5G DSS, que utilizava a infraestrutura de rede da geração anterior. Mas o sinal standalone (com rede dedicada à 5G) já está sendo implementado. 

O calendário da implementação do 5G no Brasil divide o processo em etapas, e a expectativa é que até o ano de 2028, todas as cidades que tenham pelo menos 30 mil habitantes (as últimas) já contem com essa tecnologia. O edital do 5G segue a seguinte programação: 

  • 31 de julho de 2022: início da implementação em todas as capitais brasileiras; 
  • 31 de julho de 2025: em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes; 
  • 31 de julho de 2026: em todas as cidades que superam os 200 mil habitantes; 
  • 31 de julho de 2027: todas as cidades com 100 mil habitantes ou mais; 
  • 31 de julho de 2028: em cidades com mais de 30 mil habitantes. 

Assim, cada município precisa considerar em que categoria se encaixa e fazer um planejamento para cumprir o prazo definido pela Anatel. 

O que muda na prática com a chegada do 5G? 

Os avanços gerados pela implementação do 5G são bastante significativos e vão impactar diferentes setores, da cidade ao campo. 

Na prática, a implementação do 5G vai permitir conexões muito mais estáveis, downloads mais rápidos e uma resposta mais ágil da rede.  Com isso, o uso em diferentes dispositivos e aplicações vão permitir uma experiência muito mais satisfatória com a banda larga sem fio. 

Um dos grandes ganhos da tecnologia 5G é permitir que a internet das coisas evolua de um modo mais rápido. O progresso no desenvolvimento de carros autônomos e os ganhos na agricultura de precisão são apenas algumas das expectativas,novos produtos e serviços poderão ser criados e fornecidos ao público. 

Qual a sua relação com os meios de pagamento? 

No que se refere ao mercado de meios de pagamentos, a tecnologia 5G poderá gerar ganhos significativos para simplificar a rotina de lojistas e consumidores. Com uma latência menor e uma capacidade mais robusta entre conexões simultâneas entre máquinas e equipamentos, aumentarão as possibilidades de automação e gerenciamento remoto dos pagamentos. Entenda melhor as várias vantagens do 5G nos meios de pagamento. 

Experiência do usuário aprimorada 

Ainda são comuns falhas na comunicação entre maquininhas e as operadoras. Essa dificuldade atrapalha o fluxo das operações no varejo. 

Com uma rede mais robusta, esses problemas tendem a ser cada vez menores, com processo de pagamento digital mais fluido e sem travamentos. Assim, o tempo entre a autenticação do pagamento e a resposta bancária para aprovação poderão ser praticamente instantâneos. 

Segurança 

Com mais agilidade na transmissão e no processamento de informações, as transações também serão mais seguras. Afinal, vai ficar mais fácil para as empresas cruzarem dados para detectar situações suspeitas e tentativas de fraude. Isso vale para operações que envolvam a transmissão de dados biométricos, que em muitos casos exigem o envio de imagens e outras mídias. 

Pagamentos móveis 

A onda de pagamentos móveis já é uma forte tendência faz tempo. Mas os problemas com conectividade são um dos entraves mais importantes. Com o 5G, o tempo de latência reduzido e a velocidade aprimorada vão permitir que a transmissão dos dados para as transações móveis seja mais rápida. Seja por NFC, seja pelo pix, as operações poderão ser concluídas com muito mais agilidade. 

Estratégia omnichannel 

As empresas têm investido bastante em proporcionar para seus clientes uma experiência omnichannel, ou seja, fazer com que os diferentes canais de atendimento estejam interligados. Com a alta conectividade proporcionada pela tecnologia 5G, projetos de omnicanalidade serão cada vez mais frequentes no varejo. 

Mais serviços, produtos e competitividade 

Todas as vantagens que já consideramos da tecnologia 5G nos meios de pagamentos construirão uma infraestrutura fértil para o surgimento de diversos serviços e produtos inovadores no mercado. 

Tendências como o open banking poderão ver no 5G uma oportunidade para aumentar a colaboração entre bancos, empresas de tecnologia e as operadoras de telefonia móvel. Isso representará também mais competitividade no mercado, o que se traduz em mais vantagens para o usuário final. 

Gostou de saber mais sobre o impacto da tecnologia 5G nos novos meios de pagamento? Então, continue acompanhando o blog da Adiq e siga nossas redes sociais. Assim, você não perde nada! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *