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O que é dropshipping?

Já pensou em vender produtos pela internet sem nem mesmo precisar tê-los em seu estoque? Isso é dropshipping. Entenda como funciona esse modelo de vendas!

A evolução das tecnologias aplicadas ao e-commerce possibilitou a implementação de diferentes modelos de negócio em vendas online. Uma dessas modalidades é o dropshipping — uma estratégia que não exige grandes investimentos iniciais em estoque e promete uma boa rentabilidade. 

Com o dropshipping, diversos processos na gestão de vendas ficam nas mãos do fornecedor, e o vendedor assume a função de divulgar e se comunicar com o cliente. 

Ficou curioso sobre como funciona o dropshipping? Neste artigo, vamos explicar com detalhes as vantagens e desvantagens dessa modalidade. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é dropshipping? 

Dropshipping é um modelo de e-commerce em que o lojista faz a intermediação da venda entre o cliente e o fornecedor, sem necessariamente ter o produto em estoque próprio. Assim, ele apenas repassa o pedido ao fornecedor, que terá o papel de enviar a mercadoria diretamente ao consumidor. 

Em resumo, o lojista não tem o produto armazenado. Ele tem apenas a função de fazer a divulgação dos produtos, atrair os clientes e fechar as vendas. 

Como funciona o dropshipping? 

Podemos explicar como funciona o dropshipping com base no ponto de vista do vendedor e do cliente. Para o consumidor, a compra é feita da mesma maneira de qualquer outro e-commerce. Ele entra na loja virtual, coloca os produtos no carrinho de compras e faz o checkout. 

A principal diferença, porém, está na relação entre o vendedor (e-commerce) e os fornecedores. Ao fazer o pedido no site, o e-commerce transfere a requisição para um dos fornecedores que tem o produto em estoque. Nesse momento, é o fornecedor que vai cuidar da parte logística, separando, embalando e enviando a mercadoria para uma transportadora. 

Todo esse processo que ocorre entre vendedor e fornecedor não é visto pelo cliente e, no geral, ele não tem o contato do fornecedor. A comunicação é feita exclusivamente entre o e-commerce e o cliente, inclusive o compartilhamento de dados de rastreio e faturamento. 

O ideal, porém, é que fique claro para o cliente que o e-commerce faz uma intermediação, para que a empresa ganhe a confiança do público e que, ao mesmo tempo, o fornecedor fique seguro em fazer a parceria. 

O lucro do e-commerce vem da diferença entre o valor divulgado na loja virtual e o custo cobrado pelo fornecedor. Mesmo não tendo o produto em mãos, o lojista precisa pagar impostos relacionados às vendas. Se o fornecedor for do exterior, é preciso ficar atento às taxas adicionais envolvidas. 

Quais as vantagens e desvantagens? 

Agora que você entendeu melhor o que é e como funciona o dropshipping, saiba também as vantagens e desvantagens desse modelo de vendas para a sua empresa. 

Vantagens 

  • Grande variedade de produtos: a empresa que adota a estratégia de dropshipping consegue alcançar uma grande variedade de produtos em seu catálogo de modo rápido e praticamente imediato.  
  • Terceirização do controle de estoque e dos processos logísticos: você não precisa se preocupar em gerenciar os produtos em um estoque próprio, uma vez que todas as mercadorias ficam na posse do próprio fornecedor. Da mesma forma, as operações de logística, que envolvem a separação, o empacotamento e o envio do produto ficam sob a responsabilidade do parceiro. Sua preocupação será apenas fechar a venda. 
  • Não há necessidade de qualquer investimento inicial: com apenas um simples cadastro em uma plataforma, você tem acesso a diversos produtos para vender. Assim, não é preciso comprar os itens para então revender, como seria no e-commerce tradicional. 
  • Liberdade para trabalhar onde quiser: como não é necessário manter um espaço para armazenar mercadorias, você tem tarefas administrativas que podem ser feitas em qualquer lugar, inclusive no home office. 
  • Mais facilidade para administrar o negócio: com tantas tarefas operacionais delegadas a terceiros, fica muito mais fácil administrar o negócio. Assim, como vendedor, você foca na divulgação dos produtos e da sua plataforma, garante uma boa comunicação e experiência para o consumidor, enquanto o fornecedor faz os envios. 
  • Escalabilidade: uma vez que você não precisa ter um estoque próprio, você não sofre com oscilações na demanda durante o ano. Não é necessário alugar mais estrutura física em caso de crescimento ou ter espaços ociosos em baixa temporada. Você apenas recebe e encaminha pedidos. 

Desvantagens 

  • Mais concorrência: um fornecedor tem diversos parceiros vendedores e, como ocorre em outras modalidades de e-commerce, a competição é acirrada em todo o mundo. Como os produtos não são de terceiros, é difícil criar um diferencial, já que os concorrentes vão oferecer os mesmos itens. 
  • Margem de lucro pode ser baixa: o diferencial muitas vezes está no preço dos produtos. Para competir e se destacar na internet, muitos vendedores precisam reduzir sua margem de lucro para oferecer preços mais atrativos. 
  • Complexidade em gerenciar diferentes fornecedores: é possível trabalhar com vários fornecedores a fim de diversificar o leque de produtos. Mas isso também pode dificultar o controle de pedidos, uma vez que cada fornecedor terá suas próprias políticas de envio. 
  • Problemas de branding: quando se trabalha com produtos comoditizados, é normal que se caia no laço de vender mais do mesmo. Criar uma marca forte na web com esse tipo de produto é bastante difícil. 

Quais os principais exemplos de dropshipping? 

Quando analisamos os diferentes exemplos de sucesso no dropshipping percebemos que as desvantagens dessa estratégia podem ser vencidas. Confira alguns desses casos. 

LeoGary.com 

A LeoGary é uma loja especializada em roupas masculinas que chegou a faturar 800 mil dólares. Ele começou por diversão apenas tentando entender como as vendas online funcionam.  A brincadeira se transformou em uma das grandes referências do mundo nessa modalidade. 

Bay & Chay 

Aloysius Chay e Galvin Bay estão no mercado de dropshipping desde 2016.  Antes de abrir o negócio, já eram amigos e sócios jogando poker profissionalmente. Após descobrir o empreendimento, testaram cerca de 30 tipos de produtos até encontrar o que funcionou. Embora não tenha nicho específico, trabalham com produtos de alta demanda e novos produtos. 

Esses são apenas duas das histórias de sucesso que apostaram no dropshipping e alcançaram o sucesso. Essa estratégia é uma forma simples de entrar no e-commerce sem a necessidade de grandes investimentos iniciais e com um gerenciamento facilitado.  

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