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Como evitar altas taxas de abandono de carrinho no e-commerce?

Aprenda as principais causas do carrinho abandonado e como evitá-las com dicas práticas e eficazes para aumentar as suas vendas online.

O abandono de carrinho é o pesadelo eterno dos donos de lojas online. Significa perder clientes potenciais que já demonstraram interesse em seus produtos, mas não finalizaram a compra. Além disso, significa perder receita que poderia ser sua por causa de um carrinho abandonado. 

De acordo com alguns dados estatísticos, a taxa média de abandono de carrinho em todos os setores é de quase 70%, e chega em torno dos 85% em dispositivos móveis. Isso é assustador! 

Mas não se desespere. Existem maneiras de evitar ou pelo menos reduzir o abandono de carrinho no e-commerce. 

Neste artigo, vamos explorar algumas das principais causas do abandono de carrinho e como você pode solucioná-las. Você vai aprender como oferecer uma experiência de compra online mais agradável, conveniente e confiável para seus clientes, e como incentivá-los a completar suas transações. Vamos começar? 

O que é abandono de carrinho? 

O abandono de carrinho é um termo de comércio eletrônico que se refere a quando um usuário adiciona itens de uma loja ao seu carrinho de compras online, mas depois sai do site sem concluir sua transação. Assim, podemos dizer que é o inverso de uma conversão. 

Esse problema faz sua loja virtual perder clientes potenciais que já demonstraram interesse em seus produtos, mas não finalizaram a compra. Além disso, significa perder receita que poderia ser sua. 

O abandono do carrinho pode ser medido por meio de uma taxa percentual. Assim, dá para comparar os níveis de perda do seu negócio com as médias informadas pelo seu setor de atuação. Elas variam conforme o segmento, o horário, época do ano e até do dispositivo usado pelo cliente. 

Quais os principais motivos por trás de um carrinho abandonado? 

Existem muitos motivos para o abandono de carrinho acontecer. Entender essas razões pode ajudar você a evitar as desistências do cliente. Considere algumas delas. 

Custos extras muito altos, como frete, impostos e taxas 

Uma das principais razões para o abandono de carrinho é o choque de preço que os clientes sentem quando veem o valor final da sua compra. Muitas vezes, os clientes não estão cientes dos custos adicionais que serão cobrados no checkout, como frete, impostos e taxas. 

Processo de checkout longo ou complicado 

Os clientes querem comprar de forma rápida e fácil, sem ter que preencher muitos campos, passar por várias etapas ou fornecer informações desnecessárias. 

Um processo de checkout longo ou complicado pode gerar frustração, impaciência ou desconfiança nos clientes, fazendo com que eles desistam da compra. 

Necessidade de criar uma conta nova no site antes de finalizar a compra 

Muitos clientes não querem criar uma conta nova porque isso demanda tempo, esforço e memória. Além disso, muitos clientes não querem fornecer seus dados pessoais ou receber e-mails promocionais indesejados. 

Preocupação com a segurança do pagamento ou falta de confiança no site 

Todo usuário deseja ter certeza de que seus dados financeiros estão protegidos e que não serão vítimas de fraudes ou golpes. 

Entrega lenta ou limitada 

O consumidor quer receber seus produtos o mais rápido possível e com o menor custo possível. Também deseja flexibilidade e conveniência na escolha do endereço e do horário de entrega. 

Esses motivos podem fazer com que os clientes desistam de suas compras ou procurem outras opções mais convenientes ou vantajosas. 

Como evitar o abandono de carrinho? 

É importante oferecer uma experiência de compra online que minimize esses obstáculos e incentive os clientes a completarem suas transações. Entenda como fazer isso! 

Seja transparente em relação aos custos 

Desde o início do processo de compra, seja claro sobre os custos extras e mostre o preço total o mais cedo possível. Também é recomendável oferecer opções de frete grátis ou com desconto, ou incluir os custos extras no preço do produto. 

Simplifique o processo de checkout 

É importante simplificar e otimizar o processo de checkout, reduzindo o número de etapas e campos, oferecendo opções de pagamento convenientes e seguras, e permitindo que os clientes salvem suas informações para compras futuras. 

Você também pode fazer isso solicitando apenas informações essenciais e usar recursos como preenchimento automático e validação em tempo real para facilitar o cadastro. 

Dispense a necessidade de cadastro 

Ofereça a opção de comprar como convidado, sem a necessidade de criar uma conta. Mas você pode destacar os benefícios de criar uma conta, como receber ofertas exclusivas, acompanhar o status do pedido ou facilitar compras futuras. 

Facilite a navegação 

Mostre um lembrete persistente do conteúdo do carrinho. Mantenha o carrinho visível em todas as páginas do site, mostrando o número e o valor dos itens adicionados. Isso pode ajudar a manter o interesse e a intenção de compra dos clientes ao longo de sua jornada. 

Dê suporte 

Ofereça ajuda onde for necessário. Forneça suporte aos clientes durante o processo de check out, como chat ao vivo, telefone ou e-mail. Responda às dúvidas e objeções dos clientes e incentive-os a comprar. 

Use e-mail marketing para recuperar o cliente 

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para se manter conectado ao cliente e dar chances de ele retornar ao carrinho para finalizar a compra. 

Por isso, tão logo no processo de checkout, capture o e-mail dos clientes antes que eles saiam do site. Você pode fazer isso usando pop-ups, formulários ou campos de e-mail no carrinho ou no checkout. 

Então, você pode enviar uma série de e-mails de recuperação de carrinho, com um tom amigável, persuasivo e urgente. Esse primeiro contato pode ser feito logo após o abandono; o segundo e-mail algumas horas depois e o terceiro e-mail um ou dois dias depois. 

Os e-mails de recuperação de carrinho abandonado precisam ser personalizados, mostrando os produtos que os clientes abandonaram, destacando os benefícios e as características dos produtos, oferecendo soluções para as possíveis objeções dos clientes, e incluindo uma chamada clara para a ação. 

Para aprimorar os resultados dessa estratégia, teste e otimize os e-mails de recuperação de carrinho, medindo as taxas de abertura, clique e conversão dos e-mails. 

Uma dica adicional é oferecer cupons de desconto para incentivar o fechamento da compra. Assim, o cliente ganha um motivo a mais para retornar e fechar negócio. 

Como você viu, o abandono de carrinho é um problema sério que afeta a lucratividade do seu e-commerce. Mas você pode evitar ou reduzir esse problema seguindo as dicas que compartilhamos neste artigo. Ao oferecer uma experiência de compra online mais simples, transparente e confiável, você pode aumentar as suas conversões e fidelizar os seus clientes. 

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