Categorias
Meios de pagamentos

mPOS: o que é e qual a diferença entre ele e o POS?

O mPOS é a sigla para Mobile Point of Sale. Ele é um dispositivo móvel para receber pagamentos. Entenda como funciona, suas vantagens e desvantagens.

Já pensou contar com um dispositivo móvel para receber pagamentos com cartões, prático, portátil e eficiente? Essa é a proposta do mPOS, um Ponto de Venda Móvel. Esse tipo de sistema é muito relevante, especialmente para negócios que funcionam fora de um PDV fixo. 

Esse tipo de estratégia é muito importante, uma vez que as vendas com cartões de crédito crescem significativamente a cada ano. Somente em 2021, o volume de compras nessa modalidade aumentou 33%. No total, os cartões movimentaram cerca de R$ 3,6 trilhões. 

Por esse motivo, investir em soluções inteligentes para dar maior praticidade e acessibilidade ao recebimento de pagamentos com cartões é um caminho que traz muitas vantagens ao negócio, assim como qualquer inovação tecnológica. 

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona mPOS, suas vantagens e desvantagens em relação ao modelo mais utilizado, o POS. 

O que é mPOS? 

O sistema mPOS é a sigla para Mobile Point of Sale (Ponto de Venda Móvel, em português). É um dispositivo de captura de pagamentos presenciais que pode ser carregado para qualquer local. 

Ele aceita os mesmos dispositivos das maquininhas convencionais, como débito e crédito à vista ou parcelado. Alguns modelos também aceitam outras modalidades de pagamento, como Pix, vale refeição e vouchers. 

Como funciona? 

O mPOS é uma máquina de cartão que possuí dois tipos: as com conexão GPRS e WI-FI, essas não precisam de outro dispositivo para operar. Já o modelo D150, por exemplo, tem conexão apenas por bluetooth, necessitando de outro dispositivo móvel, podendo ser tablet ou smartphone.  

Para o modelo D150 é preciso instalar um aplicativo fornecido pelo credenciador. Com todo o cadastro concluído, basta fazer o pareamento entre a maquininha e o dispositivo móvel, que é feito por conexão bluetooth. 

Para processar um pagamento, o vendedor digita o valor da compra, seleciona a modalidade de pagamento (débito, crédito ou voucher), em seguida abre o aplicativo no dispositivo móvel e insere os dados do pagamento, como valor e número de parcelas. Após a confirmação, o aplicativo envia os dados para a maquininha. 

Então, na tela da maquininha surge a solicitação para o cliente aproximar ou inserir o cartão. Além disso, provavelmente deverá inserir a senha para autorizar a compra. Como a máquina mPOS não faz impressão, o comprovante normalmente é enviado via SMS ou por e-mail. 

Por questões de segurança, toda essa transmissão de dados e armazenamento das informações é feita com tecnologia de criptografia. 

Qual a diferença em relação ao modelo tradicional (POS)? 

Os modelos POS e mPOS são os principais modelos do mercado. Mas essas maquininhas apresentam diferenças importantes que precisam ser consideradas. 

A maquininha POS são as mais utilizadas e representam uma evolução na captura de pagamentos com cartões de crédito ou débito. Elas podem se conectar à rede por meio de uma linha telefônica cabeada, pelo wi-fi ou por rede de dados, caso conte com um chip para celular. 

A interface da maquininha POS é toda voltada para processar pagamentos.  

Já as maquininhas mPOS dependem de um dispositivo móvel para inserir as informações de pagamento, uma vez que o terminal serve apenas para a leitura do cartão e inserção de senha para autorizar a compra. 

Já que as máquinas mPOS são mais limitadas que os modelos tradicionais, será que valem a pena? Entenda melhor as vantagens e desvantagens do modelo. 

Quais os prós e contras? 

A maquininha mPOS traz muitas vantagens para o vendedor. Mas também existem limitações que precisam ser avaliadas para determinar se essa é uma opção viável para captura móvel de pagamentos. 

Os prós 

As principais vantagens incluem: 

  • mobilidade: essa é a vantagem mais destacada. São modelos de pequeno porte, fáceis de transportar. Mesmo as que necessitamem de outro dispositivo para funcionar, o smartphone já é um dispositivo que o vendedor utiliza todo o tempo; 
  • baixo custo de aquisição: por serem dispositivos simples, são mais econômicos que as maquininhas POS, tornando o recurso acessível para empresas de todos os portes; 
  • diversidade: Aceita todos os meios de pagamentos dos modelos convencionais, incluindo NFC e por aproximação; 

Os contras 

Apesar de tantas vantagens, a mPOS também apresenta desvantagens: 

  • não impressão de comprovantes: alguns clientes podem preferir receber um comprovante impresso, e essa não é uma opção para o mPOS. Os comprovantes do dispositivo são enviados via SMS ou e-mail; 
  • risco de ficar sem bateria: o mPOS, diferentemente das máquinas POS, não fica conectado à energia o tempo todo. Assim, é preciso ficar de olho no nível de bateria para não correr o risco de encontrar o dispositivo descarregado no momento da venda; 

Como escolher um bom mPOS? 

Com base em todas as características que analisamos, a empresa precisa avaliar se um mPOS vai atender as necessidades do negócio. As adquirentes fornecem dispositivos com diferentes recursos e aceitam tipos de cartão variados. 

Outros aspectos importantes incluem: 

  • bandeiras e serviços: confira as bandeiras que a maquininha aceita. Geralmente, elas aceitam as principais, mas avalie quais delas atendem sua clientela, especialmente se há marcas específicas na sua região; 
  • taxas: os juros e valores dos serviços afetam diretamente os seus lucros e a sua precificação. Por isso, faça diferentes cálculos para determinar o custo total de cada transação, levando em conta também compras parceladas; 
  • prazos e condições de recebimento: os prazos também são importantes porque impactam seu capital de giro. Leve em conta que, quanto mais rápido o dinheiro fica disponível, mais altos ficam os juros. Então, avalie os diferentes planos. 

O mPOS pode ser vantajoso em diferentes situações. É um dispositivo móvel, prático e fácil de usar. Por isso, é uma solução que empresas de pequeno e médio portes podem se beneficiar, especialmente pelo baixo custo inicial no investimento. 

Aqui na Adiq, você fica sempre por dentro das principais soluções do mercado de meios de pagamentos. Continue acompanhando os artigos do blog e nos siga em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *