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E-commerce: você sabe como funciona?

Você sabe como funciona o e-commerce e quais as vantagens de apostar nessa estratégia? Leia o artigo e saiba mais!

Especialmente por conta da quarentena motivada pelas medidas de combate ao coronavírus, segundo dados do Compre&Confie, as vendas online chegaram a dobrar em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Assim, percebemos que há uma forte tendência de crescimento para o comércio eletrônico, até mesmo quando as pessoas voltarem às suas atividades normais. De qualquer maneira, o consumidor conseguiu entender de uma vez por todas a valorizar as compras online.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o e-commerce, como ele funciona e quais são as vantagens dessa estratégia.

O que é e-commerce?

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é uma forma de transação feita por meio da internet, utilizando dispositivos como smartphones, tablets e computadores. Assim, trata-se de toda compra e venda feita online utilizando-se apenas um canal.

O comércio eletrônico pode ser feito por diferentes canais, como a loja virtual, mas também através de plataformas de marketplace, redes sociais ou até mesmo por e-mail marketing utilizando links de pagamento. Esses são apenas canais de vendas, mas tudo faz parte do pacote chamado e-commerce.

Mas como surgiu essa modalidade e por que ela se tornou tão popular? Vejamos como tudo começou.

Breve histórico do e-commerce

Décadas atrás, a única maneira de fazer comércio era de forma física. Assim, o consumidor precisava ir a uma loja, pagar pelo produto e então usá-lo. Mas, com o tempo, surgiram formas de realizar compras à distância, como as revistas de catálogos e as televendas. Mesmo assim, o pagamento era presencial e demorava até que o produto chegasse ao consumidor.

O primeiro modelo de compras online surgiu em 1979, com Michael Aldrich, permitindo que transações online fossem feitas entre pessoas físicas e jurídicas.

A internet chegou ao Brasil somente nos anos 1990. Mas ainda foi preciso esperar até os anos 2000 para o e-commerce tomar força por aqui. Especialmente no início dos anos 2010, os consumidores começaram a notar a grande facilidade das compras online, e não só o comércio, mas muitos outros processos passaram a ser amplamente realizados pela internet.

Hoje, as empresas têm investido no multichannel (multicanais), ou seja, na possibilidade de fornecer uma experiência unificada em diferentes pontos de contato com o público. Assim, a ideia é que a venda online seja uma extensão da loja física.

Como funciona?

O funcionamento do e-commerce segue uma estrutura semelhante ao que é feito em lojas físicas. Mas existem processos e ferramentas adicionais para garantir tanto a segurança da transação quanto o recebimento do produto de forma ágil e satisfatória para o cliente.

Basicamente, existe um espaço virtual para a exposição dos produtos, o pagamento, o faturamento e a entrega da mercadoria. Entenda melhor como isso funciona.

Vitrine virtual

A vitrine virtual é uma página em que os produtos são exibidos e na maior parte das vezes são separados por categorias. Além disso, o usuário conta com ferramentas de busca para encontrar o item que deseja.

Todos os produtos são acompanhados de informações que detalham suas características, como cor, peso e marca.

Pagamento

Ao clicar para comprar o produto, o item vai para o carrinho de compras virtual, que consiste em uma lista de mercadorias. Dependendo da plataforma, a ordem dos processos pode mudar. Mas, em síntese, é necessário inserir informações de nome do comprador, CPF e endereço de entrega para o cálculo do frete e do envio.

A próxima página é conhecida como checkout, na qual o consumidor insere suas informações para o pagamento, com cartão de crédito ou emissão de boleto bancário. Todos esses dados são criptografados para evitar fraudes.

Faturamento

Pode levar algum tempo para que os dados sejam verificados e a compra autorizada. E isso não depende apenas da operadora do cartão, mas também das políticas da loja. Após a aprovação, a nota fiscal é emitida e parte-se para a última etapa.

Logística

O produto precisa ser separado, embalado e enviado para que a transportadora faça a entrega. Tudo isso deve ser feito dentro do prazo combinado com o cliente.

Todo o processo de compra até o faturamento pode durar apenas alguns minutos. E dependendo da região em que a pessoa mora e da localização da loja, é possível receber o produto no mesmo dia!

Além disso, vale lembrar que, quando o empresário monta sua própria loja virtual, ele pode desenhar os processos da forma que for melhor para o seu negócio. Isso é diferente no caso de um marketplace. Como assim?

Diferença entre loja virtual e marketplace

Na loja virtual, o empreendedor constrói um site com um domínio exclusivo, em que ele não compete o espaço com mais ninguém. O endereço fica semelhante a www.sualoja.com.br ou www.loja.suaempresa.com.br. Nesse modelo, o empresário tem total controle de suas ferramentas, mas também é o único responsável pela manutenção e divulgação do negócio, inclusive pela contratação dos meios de pagamento.

Já no modelo de marketplace, o funcionamento é parecido com um shopping center. Nesse caso, o lojista vende seus produtos online, compartilhando o espaço com outros empreendedores. Além disso, um percentual da venda é direcionado para o administrador do espaço. Por outro lado, o empresário começa com uma infraestrutura robusta e baixo investimento, além de contar com as estratégias de marketing da própria plataforma.

Como você pôde perceber, cada uma das opções tem vantagens e pontos de atenção, e o lojista pode optar por usar os dois canais ao mesmo tempo. É claro, ele deverá seguir as regras do marketplace. Por exemplo, na maior parte das plataformas, não é permitido que os preços da loja virtual sejam menores que os informados no marketplace.

Quer entender mais sobre essa diferença? Assista o vídeo abaixo!

Vantagens do e-commerce

Ofertar seus serviços e produtos online, seja em loja virtual ou marketplace, traz muitas vantagens ao negócio. Por exemplo, abrir um e-commerce custa muito menos que abrir uma loja física. Você não precisará investir em móveis, aluguel ou decoração. Em muitos casos, será necessário apenas ter um espaço apropriado para estocar a mercadoria.

É verdade que, se você desejar criar um site próprio, haverá gastos com domínio, hospedagem e desenvolvimento. Mas muitos empreendedores conseguem fazer sozinhos todo esse trabalho. Além disso, as plataformas de marketplace permitem que você inicie com zero investimento.

Exemplos de e-commerces e/ou marketplaces

Existem muitos e-commerces de sucesso no mercado que provam que esse modelo pode trazer resultados surpreendentes. Entre eles, destacam-se:

  • B2W Digital: representa a fusão de nomes de peso no e-commerce nacional, como Submarino, Americanas e Shoptime e hoje atuam como marketplaces;
  • Magazine Luiza: conta com uma forte estrutura de e-commerce varejista de móveis e eletrônicos, e também fornece um marketplace para empreendedores fazerem parceria com a marca;
  • Mercado Livre: sem dúvida, um dos mais populares no Brasil. É uma plataforma que permite aos usuários tanto anunciar seus produtos, quanto fazer compras. Assim, podemos dizer que é um verdadeiro shopping virtual.

Investir em um e-commerce pode representar um avanço nas vendas da empresa. Essa estratégia se tornou fundamental em nossos dias, uma vez que os consumidores desejam maior comodidade e facilidade nas compras. Sua empresa já conta com canais online de vendas?

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