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Marketplace de serviços: o que é e como funciona?

Sabe as vantagens de oferecer suas soluções em uma marketplace de serviços? Entenda o que são e como essas plataformas podem contribuir para o crescimento do negócio.

Já ouviu falar em marketplace de serviços? Anunciar nessas plataformas tem sido uma forma bastante lucrativa e competitiva de ganhar visibilidade no mercado, fechar bons negócios e até para gerenciar as atividades do profissional autônomo. 

O crescimento dessas plataformas é bastante relevante em um cenário na economia nacional em que o setor de serviços tem puxado o PIB do país. O avanço foi de 6,3% no último ano e 8,8% somente no primeiro semestre de 2022, segundo dados do IBGE. 

Mas como funcionam esses marketplaces de serviços? Que vantagens geram para empresas e autônomos e quais são os principais cases de sucesso nesse segmento? É sobre isso que vamos discutir neste artigo. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é marketplace de serviços? 

O marketplace de serviços é um ambiente online em que profissionais autônomos ou empresas podem anunciar os serviços que prestam. Normalmente, são organizados por nichos para que os clientes possam acessar, comparar valores, fazer propostas e contratar os prestadores. 

Dessa forma, o marketplace de serviços funciona como se fosse um classificado ou vitrine virtual, em que a empresa ou o profissional ganha visibilidade aos olhos de quem precisa contratar um serviço. 

Como funciona o marketplace de serviços? 

O marketplace de serviços cria um elo entre prestadores e tomadores de serviços. Ele é bem semelhante aos e-commerces tradicionais, como Mercado Livre, Shopee e Ali Express. A diferença é que esses modelos vendem produtos. Já as plataformas que nos referimos neste artigo vendem serviços. 

A digitalização das atividades por meio de ferramentas de videoconferência e softwares de trabalho colaborativo permitiu que muitos serviços pudessem ser oferecidos remotamente. Nesse hall de ofertas que podem ser feitas a distância, encontramos: 

  • consultas médicas; 
  • consultas com psicólogos; 
  • revisões de texto; 
  • consultorias diversas; 
  • aulas online. 

No entanto, muitos serviços que devem ser prestados presencialmente também estão presentes nessas plataformas, permitindo que clientes e profissionais de uma mesma região se conectem com maior facilidade. 

Além de ferramentas que ajudam na comunicação entre profissionais e tomadores de serviços, esses marketplaces também contam com instrumentos de avaliação. Assim, os consumidores qualificam e fornecem comentários sobre a qualidade do atendimento recebido. 

Essa avaliação serve na plataforma como uma forma de ranquear prestadores de serviço mais relevantes no mecanismo de busca interno. 

Como remuneração, a plataforma pode cobrar um valor fixo por contato disponibilizado ou negócio fechado, ou um percentual do valor total cobrado dentro do marketplace. Mas se o profissional tem uma dedução do seu rendimento, quais as vantagens de fazer parte dessas comunidades? São muitas,! Veja veja só! 

Quais as vantagens? 

O marketplace de serviços pode ser muito vantajoso tanto para clientes, quanto para os profissionais e empresas que utilizam a plataforma. Entenda por quê! 

Redução de custos 

A primeira economia está na prospecção de clientes. O marketplace se encarrega das iniciativas de marketing, atraindo o público em potencial. Assim, com um simples cadastro no ambiente, os profissionais ganham visibilidade sem precisar desembolsar a mais por isso. 

Outra economia está na infraestrutura de prestação de serviços online, que normalmente é gratuita. O único valor pago geralmente é pelo contato ou um percentual de cada negócio fechado. 

Facilidade de uso 

A plataforma de marketplace para serviços é totalmente pronta para uso. Não existe  exige que os usuários tenham qualquer tipo de conhecimento em programação. É construída exatamente para que os profissionais tenham o trabalho de apenas se cadastrar e inserir suas as soluções que desejam fornecer. 

Por outro lado, a experiência do cliente também é bem facilitada, pois essas plataformas costumam ser bem intuitivas. Os recursos de busca também auxiliam o usuário a encontrar o que deseja. 

Segurança 

As plataformas de marketplace de serviços investem em soluções antifraude para evitar problemas com pagamentos. Esses recursos de cobrança são fundamentais para garantir a transparência e a agilidade no pagamento e no recebimento pelos serviços prestados. 

Atração de novos clientes 

Como já comentamos na vantagem da redução de custos com marketing, ao entrar em uma plataforma de marketplace de serviços, a empresa ou o profissional ganha uma visibilidade que o permite atrair novos clientes. Esse novo público entra na plataforma já disposto a fazer uma contratação, ou seja, são clientes em potencial. 

Ferramentas de gestão do negócio 

Outra grande vantagem das plataformas é que elas já são um software de gestão, em que o profissional consegue gerenciar seus ganhos e clientes. Ao mesmo tempo, isso promove mais profissionalismo ao trabalho, especialmente para autônomos. 

Exemplos de marketplaces de serviços 

Existem muitos marketplaces de sucesso no segmento de serviços. Muitos deles disponibilizam o cadastro de profissionais de diversos países. Confira alguns de maior destaque. 

Workana e Freelancer.com 

A Workana é uma plataforma que abre oportunidades para profissionais freelancers de diversos segmentos. Neste ambiente virtual, os clientes inserem seus projetos e os freelancers enviam as propostas. Então, os clientes avaliam os profissionais e valores apresentados e selecionam o que desejam. 

O Freelancer.com funciona de um modo muito similar. O profissional se cadastra e pode concorrer a milhares de vagas disponíveis na plataforma todos os dias. Há planos pagos que aumentam as chances de fechar negócios. 

Booking e Airbnb 

Outro serviço comum em marketplace desse gênero é o de hotelaria e hospedagem. Nesse segmento, o Booking e o Airbnb se destacam. Eles reúnem tanto hotéis como casas de usuários dispostos a alugar seus imóveis para curtas temporadas. 

Uber e 99 

Os serviços de transporte particular também é um dos grandes destaques nessas plataformas. O Uber e o 99 são estão entre alguns dos grandes cases de sucesso. Pelo aplicativo, o motorista cadastra seu veículo, que precisa seguir alguns pré-requisitos para garantir a qualidade do atendimento para os passageiros.   

GetNinjas 

No GetNinjas, profissionais de diversos segmentos podem se cadastrar, desde pequenos consertos em casa e montagem de móveis até aulas e produção de conteúdo. O funcionamento é um pouco diferente das demais. 

O profissional cadastrado precisa comprar moedas no app para liberar contato dos clientes que estão procurando por sua especialidade na região informada. 

Hotmart e Udemy 

Hotmart e Udemy são marketplaces especializados em cursos online. Aqui, professores, especialistas e outros produtores de conteúdo podem criar seus vídeos e contar com uma plataforma completa para a gestão das aulas. A inscrição, o controle de pagamentos e a liberação dos módulos é feito de forma automatizada pela própria plataforma. 

Certamente você já conhecia muitos desses marketplaces de serviços, mas talvez não tenha associado o segmento ao conceito. Trata-se de um modelo de plataforma que cresce e oferece muitas vantagens para profissionais e empresas. 

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