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Tokenização nos pagamentos: saiba a sua importância na segurança das transações

Sabe como funciona a tokenização nos pagamentos? Conheça a praticidade e a segurança que essa solução fornece!

As tecnologias em meios de pagamentos estão avançando cada vez mais, e a preocupação com a segurança das transações também. Além disso, as pessoas desejam que as operações sejam também mais simples e práticas. Sabia que a tokenização nos pagamentos pode fornecer essa facilidade para os clientes?

A tokenização é um grande aliado para empresas que trabalham com pagamentos com cartões de débito e crédito e precisam cumprir altos padrões de segurança no mundo online. Especialmente empresas que atuam no e-commerce podem ser beneficiadas com essa tecnologia.

Quer saber mais sobre tokenização e o que ela pode fazer por sua empresa? Continue a leitura do post e entenda esse assunto mais a fundo!

O que é tokenização nos pagamentos?

A tokenização é um processo em que os números do cartão são substituídos por outros na hora da transação. Assim, cada compra terá uma sequência única e segura para cada operação. Com isso, é gerado um novo número no mesmo formato, porém, protegido por uma chave de criptografia.

Todos os dados são armazenados em um ambiente com um alto padrão de segurança. Dessa forma, mesmo que ocorra um vazamento, os registros não fornecerão nenhuma informação, pois não fará sentido sem a chave criptografada.

Percebe como a tokenização permite que se adicione uma camada a mais de segurança, reduzindo possíveis fraudes? Entenda melhor como funciona.

Qual a função da tokenização na segurança das transações?

O funcionamento é bastante simples. Quando o cliente faz a primeira compra, ele cadastra os dados do seu cartão. Então, a plataforma dá a opção de gravar esses dados para futuras compras ou mesmo para um pagamento recorrente, como em uma assinatura.

As informações de pagamento do usuário são armazenadas na base de dados da empresa, protegidas por criptografia. Assim, nas próximas compras, o cliente poderá aprovar a transação apenas com 1-clique, pois as informações do cartão já estão armazenadas de forma segura.

A tokenização de dados é um serviço fornecido por empresas de meios de pagamentos e representa muito mais segurança para o e-commerce, facilitando o cumprimento de regulações importantes, como LGPD e PCI. Para o usuário, tudo funciona de modo invisível, fornecendo mais agilidade e praticidade na hora da compra.

Por que adotar essa solução?

A tokenização gera muitos benefícios, especialmente no que diz respeito à segurança dos dados sensíveis dos clientes e a conformidade a normas regulatórias ligadas à gestão de dados pessoais dos usuários. Entenda melhor essas vantagens!

Atendimento as normas regulatórias

Quem participa no arranjo de pagamento, como subadquirentes, emissoras de cartão, bancos, adquirentes e processadoras, conhecem bem a certificação PCI (Payment Card Industry). Trata-se de uma norma que define um padrão de segurança de dados para transações feitas com cartões.

É uma determinação dessa certificação utilizar sistemas de criptografia para transmitir informações dos titulares do cartão. Por isso, a tokenização é uma ótima solução, pois atende a esse requisito.

Além disso, para garantir a proteção dos dados dos usuários, as empresas que armazenam registros de meios de pagamentos precisam utilizar máscaras para ocultar as informações dos cartões. Isso evita que os dados fiquem expostos caso haja um possível vazamento.

Maior segurança em carteiras digitais

As carteiras digitais têm uma função básica de armazenar dados de diversos cartões do usuário para serem usados nas compras. Assim, em vez do cliente carregar diversos cartões na bolsa, basta utilizar o smartphone para efetuar as compras via QR Code e NFC, por exemplo.

Para que as carteiras digitais possam fazer isso, é preciso utilizar o recurso da tokenização nos pagamentos, ou seja, armazenar os dados dos cartões com um mecanismo de criptografia.

Para quem vende online, disponibilizar o pagamento via carteira digital é muito vantajoso, uma vez que o cliente pode fazer a compra com apenas 1-clique, facilitando o checkout e dando mais segurança ao processo.

Para o e-commerce é muito vantajoso adotar o pagamento via carteiras digitais, pois são ferramentas utilizadas por muitos clientes, conectam a um meio de pagamento com a qual o usuário já está familiarizado e elimina etapas do checkout com maior segurança.

Segurança em pagamentos recorrentes

Os pagamentos recorrentes são necessários em serviços em que há assinaturas, por exemplo. Esse tipo de solução evita que o cliente precise se lembrar e efetuar o pagamento a cada mês. Com um único cadastro, o valor é debitado na fatura do cartão de crédito automaticamente na data programada.

Isso é muito utilizado também em planos de assinatura, que estão ficando cada vez mais comuns. Neles, os clientes pagam uma mensalidade para receber um tipo de produto ou serviço com uma periodicidade combinada.

Para que isso seja possível, os dados do cartão de crédito precisam ser cadastrados e armazenados na plataforma. Mais uma vez, a tokenização surge como uma forma de garantir a segurança desses dados gravados.

Dados blindados contra hackers

Sabemos que nenhum sistema é 100% seguro contra brechas e vazamentos. Não é à toa que as plataformas e softwares recebem atualizações com bastante frequência. À medida que novas falhas de segurança são encontradas, as empresas buscam soluções para aprimorar a proteção e proteger os dados do negócio e de seus clientes.

Por isso, é importante também implementar medidas que reduzam o impacto de uma eventual falha, como invasões e roubo de informações. Nesse contexto, a tokenização tem um papel muito importante.

Caso o hacker tenha acesso aos dados armazenados, incluindo registros pessoais de usuários, números de cartões de crédito e outras informações, a criptografia não vai permitir que esses dados sejam legíveis, impossibilitando o acesso às informações reais dos usuários.

Todas as empresas desejam garantir que seus clientes tenham a melhor experiência de compra possível. No entanto, a alta complexidade de um processo de checkout pode acabar fazendo o cliente desistir da compra. Por isso, em diversos cenários, a tokenização nos pagamentos é uma solução indispensável.

Ao adotar esse sistema, o pagador consegue concluir a transação em poucos cliques, facilitando o processo. Por outro lado, o vendedor assegura a proteção aos dados sem comprometer a experiência de consumo.

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