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À vista ou parcelado: como funciona para o lojista?

O que é mais vantajoso para o seu negócio: vender à vista ou parcelado? Neste artigo vamos apresentar os prós e contras de cada estratégia. Confira!

Qual das duas modalidades é mais vantajosa: à vista ou parcelado? Essa é uma dúvida muito comum entre vendedores e prestadores de serviço. Muitos enxergam mais vantagens nas vendas à vista, uma vez que menos taxas são cobradas. Mas, na verdade, ambas as opções apresentam pontos negativos e positivos para a empresa.

Pensando nessa questão, trouxemos neste artigo todos os detalhes que você precisa saber sobre vendas parceladas e à vista. Entenda o impacto que podem gerar para o fluxo de caixa do seu negócio!

Como é a venda à vista?

É verdade que parcelar uma compra representa uma facilidade muito maior para os clientes. Mas muitos deles preferem fazer o pagamento à vista, e mais à frente explicamos o porquê. Se for utilizado um cartão de crédito, isso significa que o valor entrará na fatura em aberto e será pago em uma única parcela. Esse pagamento também pode ser feito em dinheiro, Pix, débito ou boleto bancário.

A forma como a empresa recebe o dinheiro e as taxas cobradas variam em cada uma das opções. No crédito, mesmo sendo à vista, o lojista pode receber na hora ou em até 31 dias, dependendo do plano feito com a credenciadora ou subcredenciadora da maquininha.

Cada operadora estabelece o percentual e as taxas cobradas, mesmo em compras à vista. Por ser pago em apenas um montante, os juros são menores e não incidem taxas de parcelamento. A única normalmente cobrada aqui é a taxa por transação, também chamada de intermediação ou liberação. Ela gira em torno de 2% para débito e 5% para crédito. Assim, se o pagamento à vista for no débito, o valor recebido pelo lojista é maior.

Já as vendas no boleto podem levar de 2 a 3 dias úteis para serem compensadas, e a emissora normalmente cobra uma taxa fixa a cada boleto gerado e/ou pago, independentemente do valor. Pagamentos instantâneos via Pix para empresas também são tarifados conforme tabela criada em cada instituição, sendo que alguns isentam os empresários da taxa.

E parcelado?

As compras parceladas chamam muito a atenção dos clientes porque conseguem dividir o pagamento em frações que cabem no orçamento. São assim muito atrativas especialmente para produtos e serviços mais caros. Mas como fica para o lojista ou prestador de serviços.

O parcelamento da compra gera altos custos. Além da taxa por transação, será somado um percentual a cada parcela, que varia de acordo com a tabela da instituição financeira. Somados, os custos podem facilmente ultrapassar 20% do total da venda. Assim, de uma venda de R$ 1000, o lojista poderia receber em torno de R$ 770.

Essa taxa do cartão de crédito é normalmente repassada para o cliente. Essa prática é permitida e prevista na Lei 13.455/17, que esclarece que um mesmo produto pode ter diferentes preços conforme a forma de pagamento. Por isso, é natural que muitos lojistas apresentem um preço já com a oferta de “12x sem juros” e um desconto para o pagamento à vista.

Outras empresas repassam os custos do parcelamento para o cliente de uma forma mais explícita, de modo que, quanto maior o parcelamento, mais caro fica o valor total pago.

A forma como o lojista vai receber o dinheiro depende das regras e do plano definido com a instituição financeira que fornece a maquininha. Em muitos casos, a empresa pode receber todo o montante na hora. Já outros casos, as parcelas podem ser pagas separadamente a cada mês. Essa prática, no entanto, está se tornando menos comum à medida que entram novos players no mercado.

Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo?

Somente por entender melhor a dinâmica do pagamento à vista ou parcelado, já deu para identificar algumas vantagens e desvantagens de cada modelo. Mas considere outros aspectos importantes!

Venda à vista

Pontos positivos

Do ponto de vista do cliente, a compra à vista reduz seu risco de endividamento, porque ele ficará menos tempo comprometido com esse pagamento. Além disso, com a eliminação do custo do parcelamento, a compra pode sair muito mais barata.

Para o lojista, oferecer descontos para a compra é uma prática muito competitiva. Pagamentos em dinheiro podem ter descontos ainda maiores, uma vez que não há a incidência de nenhum tipo de taxa. Com a venda à vista, a empresa também garante maior liquidez para seu fluxo de caixa. Isso significa que terá recursos mais imediatos para arcar com custos operacionais e fornecedores.

Pontos negativos

Ao passo que a venda parcelada permite que o consumidor tenha acesso a bens de maior valor, pagando pouco a cada mês, a venda à vista não permite essa flexibilidade. Assim, o desconto vai ser interessante para quem tem o dinheiro, mas quem não conta com o recurso fica sem opções para a compra. Para o lojista, isso reduz o número de clientes em potencial.

Além disso, receber esse capital tudo de uma vez vai exigir do empresário saber definir prioridades e organizar bem as finanças do negócio. Ele pode acabar gastando com itens desnecessários porque tem dinheiro em caixa e depois faltar para despesas essenciais.

Venda parcelada

Pontos positivos

Vender parcelado traz vantagens para você e seus clientes, sobretudo se seu negócio trabalha com produtos e serviços mais caros. Por causa da vantagem de fatiar o preço total em pequenas parcelas, o consumidor fica muito mais motivado a comprar, atraindo mais clientes à sua loja. Aliás, muitos clientes olham mais para o valor da parcela do que o montante total a ser pago.

Outro aspecto interessante é que o parcelamento também motiva as compras por impulso. Itens caros se transformam em um pequeno percentual mensal dos rendimentos do comprador, dando a impressão de que custa menos.

Pontos negativos

Apesar das inúmeras vantagens, é preciso ficar atento a alguns detalhes, especialmente no que se refere às taxas. Elas podem reduzir bastante o seu potencial de lucro. Essas taxas variam de uma instituição financeira para outra. Por isso, é preciso pesquisar o mercado e entender quais maquininhas oferecem as taxas mais atrativas.

A venda parcelada pode significar também uma liquidez menor para o seu caixa. A depender das regras da instituição, você pode receber os valores também parcelados ou somente no próximo mês. Isso exigirá uma boa organização financeira para o negócio.

Qual a melhor opção?

Analisadas as vantagens e desvantagens de cada opção, é preciso avaliar qual estratégia você vai usar em seu negócio. E são diversos aspectos que você precisa levar em conta. Por isso, não é uma pergunta com uma resposta padrão para todos os casos.

A decisão deve partir de um bom planejamento com base em dados levantados pelo departamento financeiro, considerando todos os riscos e as oportunidades geradas pelas vendas parceladas.

Além disso, é preciso considerar as necessidades e exigências do seu público. Há segmentos mais acostumados a compras parceladas, como no caso de eletrônicos e eletrodomésticos. Assim, não fornecer a oportunidade do parcelamento é perder vantagem competitiva. Também é importante avaliar o valor dos produtos e serviços, pois espera-se que altos valores sejam parcelados, facilitando a aquisição.

Com a grande competitividade no mercado de pagamentos, surgem diversas fintechs e instituições financeiras com taxas mais competitivas. E quem sai ganhando são as empresas e os consumidores. Dessa forma, fica mais fácil escolher entre à vista ou parcelado, pois oferecer as duas opções se torna um diferencial.

De qualquer modo, ao decidir entre à vista ou parcelado, lembre-se que essa decisão deve partir de um planejamento. Isso vai garantir que a estratégia seja financeiramente viável e, ao mesmo tempo, vantajosa para seus clientes.

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