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Pagamento recorrente: saiba como a recorrência pode ser importante para a sua empresa

O modelo de pagamento recorrente é um serviço que pode trazer bastante comodidade. Ele pode acabar com a inadimplência e reter clientes! Leia nosso artigo e saiba mais sobre ele.

O modelo de pagamento recorrente é um serviço que pode trazer bastante comodidade ao cliente e, ao mesmo tempo, garantir um fluxo contínuo de receita no caixa da empresa. Isso é resultado do aumento nas vendas e da maior retenção do seu público.

Embora seja uma estratégia comum em organizações que prestam serviços, muitos outros modelos de negócios também têm aproveitado a vantagem da recorrência. Neste artigo, você vai entender melhor o que é, quais os benefícios e como funciona esse serviço aqui na Adiq!

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um modelo de transação em que a cobrança é feita regularmente, dentro de uma frequência definida pela empresa. Normalmente, o débito é feito automaticamente na fatura do cartão de crédito do cliente.

Essa operação é muito comum na prestação de serviços que exigem um pagamento mensal, como uma mensalidade ou uma assinatura. Assim, o usuário usufrui das vantagens da parceria pelo tempo que pagar.

Existe uma infinidade de produtos e serviços fornecidos por meio do pagamento recorrente: filmes, academias, música, software, jornais, livros e até clube de assinaturas com produtos físicos. Podemos destacar os grandes players da indústria de streaming, como Spotify e Netflix.

O pagamento recorrente é muitas vezes confundido com um parcelamento, embora sejam operações bem diferentes. O pagamento parcelado se dá na divisão do montante total em parcelas de valores fixos, geralmente pagos mensalmente, com a incidência ou não de juros.

Trabalhar com o parcelamento para cobrar clientes mensalmente traz muitas desvantagens. A principal delas são as altas taxas de juros, que podem onerar bastante a cobrança. Além disso, esse montante vai deduzir do limite do cartão de crédito do usuário.

Por outro lado, a recorrência pode trazer vantagens para você e seu cliente. Entenda as principais delas.

Quais os benefícios do pagamento recorrente?

Os benefícios de usar o modelo de recorrência em seu negócio são muitos. Vamos destacar os cinco principais!

1. Maior comodidade na hora de pagar

No pagamento recorrente, a cobrança é automática e vai direto para a fatura do cartão de crédito. Dessa forma, o cliente não precisa ficar procurando boletos ou ir à loja para fazer o pagamento.

2. Fidelização do cliente

Exatamente por causa da comodidade da automação na cobrança, as chances de o cliente abandonar a empresa são menores. Em uma academia, por exemplo, o aluno pode permanecer fazendo os treinos porque os pagamentos já estão sendo feitos de forma recorrente no cartão.

Essa fidelização também ajuda a equilibrar o fluxo de caixa do negócio, tornando os lucros mais previsíveis. Isso é possível especialmente por causa da próxima vantagem!

3. Redução da inadimplência

A inadimplência é o maior problema de empresas que trabalham com mensalidades. É muito comum que os pagamentos atrasem, e muitas vezes o esquecimento é o principal motivo.

Quando o gestor adota o sistema de pagamentos recorrentes, a cobrança é feita automaticamente na fatura, e não há o risco de o cliente esquecer.

4. Menos tempo gasto com cobranças

Fazer cobranças é bastante desagradável. Sem falar que demanda tempo e recursos para a empresa. Com a redução da inadimplência, você elimina a necessidade de fazer cobranças, e os pagamentos serão feitos sempre em dia.

5. Melhor gerenciamento de pagamentos

As plataformas de pagamento recorrente facilitam bastante o gerenciamento dos pagamentos. Dessa forma, a empresa consegue ter uma visão mais clara de todas as transações feitas, facilitando também o uso de diferentes métricas, como CAC (Custo de aquisição por cliente), ticket médio e lifetime value.

As coisas também ficam mais fáceis para o cliente. Afinal, reunir suas despesas no cartão de crédito facilita a gestão de suas despesas. Sem falar que é possível usar para acumular milhas em programas de fidelidade.

Como funciona a recorrência de pagamentos na Adiq? Entenda nossos diferenciais!

O motor de recorrência da Adiq apresenta muitos diferenciais que ajudam sua empresa na sua estratégia de pagamentos recorrentes, sem perder clientes. Nosso sistema fornece:

  • integração via API ao Gateway
  • assinatura sem a necessidade da presença do cliente (cartão não presente);
  • disponível para todos os pilares de atuação da Adiq;
  • facilidade na gestão do plano;
  • maior flexibilidade na periodicidade do plano;
  • tokenização do cartão para que os dados possam ser usados em futuras compras.

A recorrência da Adiq garante muitos diferenciais que a torna a mais completa do mercado. Entenda algumas delas!

Cancelamento de parcela

Digamos que você queira dar um mês grátis para um determinado cliente, sem precisar fazer estorno ou fazer o cliente cancelar a assinatura no mês para voltar no período seguinte — o que seria um risco de turnover. A Adiq fornece a opção de cancelar a parcela sem que isso impacte na recorrência da assinatura nos meses posteriores. Fácil e prático!

Função de test-drive

E se você quiser dar o primeiro mês grátis como forma de atrair mais clientes para conhecerem seus serviços? Isso é muito comum em empresas como Netflix, Spotify e Google. A ideia é a pessoa já cadastrar o cartão de crédito logo de início para garantir que a partir do segundo mês as cobranças já sejam feitas.

O motor de recorrência da Adiq permite esse período de degustação com uma sequência automática do plano.

Troca de cartão

Se ao longo do plano o cliente quiser mudar o cartão de crédito em que é feito o débito, isso pode ser feito sem impactar a assinatura. Em outras plataformas, seria necessário o cliente fazer uma nova assinatura.

Re-tentativa de cobranças

Pode ocorrer de, na data programada, a cobrança ser feita no cartão, mas o usuário estar com o limite estourado. Em plataformas convencionais, você perderia o cliente. Mas o motor de recorrência da Adiq permite que você configure até quatro re-tentativas, com até 16 dias após o primeiro disparo.

Nosso sistema de pagamento recorrente foi desenvolvido pensando nas suas necessidades de reter o cliente e, ao mesmo tempo, garantir que os usuários tenham uma excelente experiência no relacionamento com sua empresa e no uso dos seus serviços e produtos.

Quer saber mais sobre essa funcionalidade e como contratá-la? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas!

 

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