Categorias
Produtos e Serviços

O que é o conceito White Label e como funciona para os produtos da Adiq

Um modelo de negócios no qual uma empresa desenvolve produtos e serviços e os repassa para que parceiros imprimam sua marca — esse é o White Label. Saiba mais!

Já ouviu falar no conceito de White Label? Essa estratégia está presente em diferentes tipos de produtos e segmentos do mercado, ela permite que a empresa imprima sua marca em produtos e plataformas produzidos por terceiros. As plataformas White Label de serviços financeiros também estão virando tendência, pois permitem que a empresa atenda às expectativas do seu público, atraindo e fidelizando clientes, mesmo que serviços bancários não sejam o seu core business.

Quer saber mais sobre como funciona o White Label e como você pode tirar vantagem dessa estratégia para fortalecer sua marca? Continue a leitura e entenda também como a Adiq pode se tornar seu parceiro!

O que é White Label?

White Label, ou “rótulo em branco” em tradução livre, refere-se a um modelo de negócios no qual uma empresa desenvolve produtos e serviços e os repassa para que outras empresas apliquem sua própria marca, sem a divulgação dos direitos autorais da desenvolvedora. Assim, é como se o negócio comprasse ou contratasse um produto todo pronto, porém, sem rótulo. Então basta customizá-lo como quiser e revender para seus clientes.

Esse modelo de negócios é aplicado em diferentes setores do mercado. Por exemplo, talvez você já tenha comprado produtos exclusivos de um supermercado. Na verdade, o supermercado não é responsável pela pesquisa, patenteamento, desenvolvimento e produção do item. Ele apenas imprime sua marca no rótulo e repassa para os clientes.

Essa mesma estratégia é utilizada especialmente no setor de tecnologia. Uma empresa investe na infraestrutura, mão de obra, pesquisa e criação de uma plataforma, por exemplo, e cede os direitos de uso para uma empresa revendedora, que pode personalizá-la com sua marca.

Dessa forma, a empresa revendedora não precisa ter expertise em tecnologia nem investir nesse campo. Isso é especialmente útil quando os gestores desejam fornecer serviços que não fazem parte do core business da empresa, mas que agregam valor ao negócio.

Note que o conceito de White Label é diferente do modelo de franquias. É verdade que em uma franquia, a contratante utiliza toda a infraestrutura, a rede, a tecnologia e outros recursos da empresa cedente, mas ela também precisa carregar consigo a marca original.

Por outro lado, no White Label, a desenvolvedora não repassa sua marca. Como o nome sugere, o rótulo fica “em branco”. É nessa base que marcas de diferentes setores têm fornecido, por exemplo, serviços financeiros, mesmo atuando em outro ramo. Entenda melhor.

Como esse conceito funciona em plataformas de pagamentos?

Uma plataforma White Label de pagamentos permite que empresas que não atuam no mercado de meios de pagamentos forneçam serviços e produtos financeiros aos seus clientes, com sua própria marca. Assim, elas contratam uma plataforma “as a service”, com toda a infraestrutura, as ferramentas e as soluções necessárias, e customizam do seu próprio jeito.

Quais as vantagens de contratar uma plataforma White Label?

Contratar uma plataforma White Label, em vez de criar uma infraestrutura própria, em diversos sentidos é muito mais vantajoso. Veja essas vantagens a seguir:

Agilidade com um produto já pronto

Primeiramente, um produto White Label já está finalizado, bastando fazer a integração com o negócio e aplicar as customizações para levar sua marca. Então, não é necessário perder tempo para montar uma infraestrutura, contratar recursos humanos, investir em tecnologia e ainda fazer testes necessários para começar a estratégia.

Redução de custos

Sem precisar montar uma estrutura e criar um produto do zero, além de ganhar tempo, a empresa também reduz custos significativos não só no desenvolvimento, mas também na manutenção e em futuras atualizações. Todas essas responsabilidades ficarão por conta de um fornecedor qualificado.

Foco no que é mais importante

As plataformas White Label de pagamentos permitem que sua empresa possa atender a necessidades específicas dos seus clientes, aumentando as chances de atração e retenção.

Além disso, quando a empresa começa a fornecer serviços e produtos que não estão diretamente ligados ao seu modelo de negócios principal, ela pode facilmente perder o foco, ou construir um produto que não é competitivamente forte no mercado. Mas com uma plataforma White Label, não há a necessidade de demandar tempo em novos recursos, e você pode se concentrar nas atividades mais importantes para o negócio.

Como funciona a plataforma White Label da Adiq?

A Adiq é uma empresa especializada em soluções White Label para o mercado de meios de pagamentos. É pioneira no Brasil em fornecer aos seus parceiros o modelo Acquirer as a Service, permitindo que as empresas construam sua própria adquirência.

Sim, na Adiq, você pode operar como um adquirente. Com toda a infraestrutura pronta, certificada e homologada pelas bandeiras, bastará fazer as integrações com os agentes no arranjo de pagamentos, e você terá todas as tecnologias, os processos e os recursos humanos necessários para iniciar sua estratégia White Label, com sua marca.

Dessa forma, o que antes era uma despesa, torna-se uma nova receita para o seu negócio. Sua marca se transforma em uma empresa de meios de pagamento. Toda a plataforma é customizável conforme suas necessidades, imprimindo sua marca em todo o portal que será acessado pelos seus clientes.

A Adiq tem como objetivo se tornar um parceiro ao lançar sua marca no mercado de meios de pagamentos. Assim, sua empresa pode contar com serviços de conta e carteira digital, cartão de crédito, links de pagamentos e muitos outros serviços financeiros.

Todo o processo é bem simples, pois nossa plataforma é Plug & Play, basta se conectar para já começar a utilizar os serviços de adquirência. E não é necessário ter conhecimentos em desenvolvimento e arquitetura de softwares e plataformas para isso.

Quem é a Adiq?

A Adiq é uma empresa inovadora no mercado de adquirência, autorizada pelo Banco Central que fornece um novo modelo de negócios no Brasil, que no exterior é conhecido como Acquirer as a Service, ou adquirência como serviço. Por meio de nossa infraestrutura, possibilitamos que diversos parceiros, como redes de distribuição, atacadistas e franquias, tenham sua própria marca como meios de pagamentos.

Que tal começar a construir sua história em um novo mercado com a Adiq? Nossa plataforma White Label permite que você ganhe mais força no mercado, fidelize seus clientes e amplie seu alcance.

Continue acompanhando nossos artigos! Acesse nossas redes sociais e nos siga para ficar conectado ao nosso conteúdo! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *