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Split de pagamento: Entenda a sua importância

O split de pagamento garante ao marketplace, ao lojista e aos clientes muito mais comodidade e conforto no gerenciamento dos pedidos e na experiência de compra. Descubra como ele funciona!

Uma projeção feita pela Kearney revelou que, até 2024, as vendas online devem aumentar R$ 114 bilhões no Brasil. Não é à toa que muitos empreendedores estão apostando nos marketplaces. Mas você já se perguntou como os pagamentos são feitos nesses ambientes? A resposta está no split de pagamento. Você o conhece?

Esse recurso garante muito mais comodidade ao lojista, ao consumidor e à plataforma de marketplace. Caso você ofereça seus produtos nesses shoppings virtuais, ou pretender fazer isso, é importante entender melhor como funciona esse fluxo de pagamentos. Siga lendo e descubra!

Por que vender em um marketplace?

Marketplaces são plataformas digitais que reúnem lojistas e consumidores para a compra e venda de produtos e serviços. É como o seu próprio nome sugere: market significa “mercado”, e place refere-se a “lugar” — tudo isso em um ambiente virtual e otimizado.

Ao contrário do que ocorre nas lojas virtuais, nesse tipo de e-commerce, o empresário divide o espaço com diversos outros lojistas, de modo que o consumidor navega entre produtos de vários empreendedores. Assim, ele pode escolher as marcas, os preços e as condições de pagamento que melhor atendem às suas necessidades.

A grande vantagem para o lojista é que ele aproveita para divulgar sua marca e seus produtos em uma plataforma que possui bastante tráfego e na qual os consumidores já confiam. Além disso, usufrui de toda a infraestrutura que o marketplace disponibiliza, sem precisar fazer nenhum investimento inicial.

Por outro lado, parte da receita de cada venda precisa ser direcionada para a administradora, que tem o trabalho de manter toda a infraestrutura. Além disso, ao compartilhar o espaço com outros comerciantes, é preciso saber lidar com a concorrência próxima. Por isso, podemos dizer que o marketplace funciona no ambiente virtual assim como um shopping center funciona no mundo físico.

Diferentemente de um shopping, em que o cliente faz o pagamento em cada loja, em um marketplace, o fluxo de pagamento é unificado. Assim, mesmo que o usuário compre em diferentes lojas, haverá apenas um carrinho de compras, e ele fará um pagamento único.

Mas como isso é possível, e como cada lojista receberá pelas suas vendas? É aqui que entra o split de pagamento!

O que é split de pagamento?

Se tantos lojistas fazem suas vendas em um mesmo ambiente digital, então como todas essas movimentações financeiras são gerenciadas? A resposta está no split de pagamento (ou split payment).

Por meio do split de pagamento, mesmo que o cliente encha sua sacola com produtos das lojas A, B e C, ele fará apenas um pagamento, e o montante vai ser dividido entre os lojistas conforme os respectivos produtos vendidos por eles. Além disso, um percentual da transação também será direcionado à administradora do marketplace.

Assim, através de um conjunto de APIs (Application Programming Interface), o sistema gerencia os serviços de intermediação de pagamento (boletos, cartões e carteiras digitais, por exemplo) e faz a divisão do valor pago.

Como funciona o split de pagamento?

Para entender melhor como funciona esse mecanismo, podemos ilustrar com uma empreiteira que reúne diferentes profissionais, como eletricistas, pintores e pedreiros. O cliente pode contratar a empresa para fazer diferentes serviços de manutenção em sua casa, mas faz um pagamento único ao fornecedor. A empreiteira, por sua vez, divide o pagamento entre os profissionais que participaram da manutenção e fica com um percentual desse valor.

Este é exatamente o significado da palavra split: divisão. A administradora do marketplace cria regras do negócio para padronizar como essa divisão vai ocorrer. Assim, ao finalizar o checkout, os valores são divididos automaticamente conforme a política determinada pela plataforma, sem a necessidade de fazer repasses financeiros.

Qual a sua importância no marketplace?

Esse mecanismo pode parecer lógico, mas quando lembramos como essa divisão era feita, sua importância fica muito clara. Sem o split de pagamento, o marketplace recebia o valor total da venda, emitia a nota fiscal, retinha seu percentual de comissão e transferia os respectivos valores da venda aos lojistas.

O grande problema disso era a dupla tributação para o empreendedor. Com o split de pagamento, os meios de pagamentos já fazem o repasse automático sem que o valor total precise passar pelo administrador do marketplace.

Outra questão importante a ser avaliada é em relação ao chargeback. Segundo o artigo 49 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que compra em um e-commerce tem o direito de se arrepender, desistir da compra e devolver o produto. Nesse caso, o gateway de pagamento já fez o processamento e cobrou a taxa pela transação (geralmente em torno de 3,5%), e não será reembolsado no chargeback.

Os marketplaces vão criar regras específicas para esses casos, assumindo o ônus, repassando integralmente ao lojista, ou dividindo o custo.

Quais as vantagens e benefícios do split de pagamento?

Além de evitar o problema da bitributação, o split de pagamento garante muitas vantagens tanto a consumidores e lojistas, quanto ao marketplace. Veja só!

Eleva a taxa de conversão

Imagine se fosse necessário que o cliente fizesse separadamente um pagamento para cada lojista. Isso reduziria bastante a qualidade da experiência de compra do usuário. Assim, uma vez que o split de pagamento facilita o checkout, é possível fechar as compras em poucos cliques, tornando o processo mais rápido e descomplicado. Em muitos casos, o cliente nem percebe que está comprando em lojas diferentes.

Automatiza o processo de repasse e comissionamento

Todo o processo de split ocorre em back-end e não necessita de intervenção do marketplace ou dos lojistas. Após configuradas as regras, tudo ocorre automaticamente, agilizando o processamento dos pedidos e reduzindo ao máximo as falhas.

Facilita o controle dos pedidos

Outra função do split de pagamento é o suporte ao monitoramento de todas as transações efetuadas. Assim, o lojista e a administradora do marketplace conseguem controlar com toda a transparência o andamento de todos os pedidos.

O split de pagamento garante ao marketplace, ao lojista e aos clientes muito mais comodidade e conforto no gerenciamento dos pedidos e na experiência de compra. Essas características podem elevar o volume de vendas e promover o crescimento de todos os participantes.

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Saiba mais sobre Split de Pagamento assistindo o vídeo abaixo.

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