Categorias
Meios de pagamentos

PIX: a diferença entre QR Code estático e QR Code dinâmico

Enquanto o código dinâmico muda a cada transação, o código estático pode ser utilizado para diversos pagamentos. Entenda melhor as características de cada um deles!

O PIX — Sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central — começou a funcionar em novembro de 2020, e a aderência no mercado de meios de pagamento tem sido surpreendente. Uma pesquisa da FGV revelou que 94% das pessoas estão satisfeitas com o PIX.  Mas ainda existem algumas dúvidas entre muitas pessoas. Por exemplo, há diferença entre o QR Code dinâmico e o QR Code estático?

Esses dois modelos de código apresentam diferenças e são muito úteis para pessoas físicas e jurídicas. Por isso, vamos detalhar melhor as distinções entre eles e de que forma podem ser usados para garantir uma melhor experiência de uso em pagamentos via PIX!

QR Code nos meios de pagamento

O PIX trouxe muito mais praticidade e agilidade aos pagamentos feitos entre pessoas e empresas. Com ele, basta inserir uma chave PIX (e-mail, número de telefone, CPF, CNPJ ou uma sequência aleatória de números e letras) para efetuar uma transação.

As chaves PIX podem ser codificadas em formato de QR Code, que será capturado por meio do aplicativo da instituição financeira do pagador. Esse código, guardará todas as informações da chave.

O uso do QR Code nos meios de pagamento não é uma exclusividade do PIX. O mecanismo já era utilizado em carteiras digitais, adquirentes e subadquirentes para validar pagamentos.

Diferença entre estático e dinâmico

O objetivo do uso é o mesmo: fazer um pagamento. Enquanto o código dinâmico muda a cada transação, o código estático pode ser utilizado para diversos pagamentos. Entenda melhor as características de cada um deles.

QR Code estático

O formato estático é um código gerado que pode ser utilizado em múltiplas transações. É possível também definir um valor fixo a ser pago, sem que o pagador precise inserir manualmente.

  • Pode ser utilizado em diferentes transações;
  • Não informa dados do pagador ou prazos de validade.
  • É ideal para pontos de venda.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico é gerado para ser utilizado em uma única transação. Ele também permite que um valor de pagamento seja incluso para cada operação, mas suporta dados adicionais, como informações do pagador e prazo de pagamento. Por isso, facilita sistemas de automação comercial e a conciliação.

  • É exclusivo para uma transação específica.
  • É possível incluir informações sobre o recebedor e o pagador.
  • Ideal para soluções de automação, em que o valor já é estipulado em cada transação.

Maneiras de gerar o QR Code

No caso do PIX, os códigos QR são gerados por meio dos aplicativos de instituições financeiras em que você tem chaves PIX cadastradas. Por isso, as funções de menu podem variar de um app para outro. Mas normalmente basta acessar a opção “PIX” e depois em “Receber”, ou algo semelhante. Após isso, selecione a chave dinâmica ou aleatória.

Os outros QR Codes

Como vimos, outros meios de pagamento utilizam o QR Code como mecanismo de captura. Será então o fim desses outros sistemas? Não é bem assim. Vamos explicar por quê.

O padrão de QR Code adotado pelo Banco Central permite o armazenamento de diferentes arranjos de pagamento. Assim, ele pode ser capturado por aplicativos de múltiplas instituições de pagamento. A ideia é evitar um grande número de QR Codes, apresentando uma solução única para todos os casos.

Além disso, vale ressaltar que o PIX é uma transferência de dinheiro, ou seja, é necessário ter recursos na conta para fazer o repasse. Já os códigos QR utilizados pelas carteiras digitais permitem que o cliente faça compras utilizando cartões de crédito cadastrados.

A absorção do PIX no mercado tem sido bastante significativa. Na maior parte dos casos, a solução tem substituído o TED e a DOC, e há muitas entidades e empresas que já estão incluindo o mecanismo em boletos. Assim, o uso do QR Code só tem a crescer cada vez mais!

Gostou do nosso conteúdo? Então, para acompanhar nossos próximos artigos no blog, acesse nossas redes sociais e nos siga. Estamos no LinkedIn, no Instagram, no YouTube e no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *