Categorias
Tecnologia

SDK no mercado de pagamentos: Como isso funciona?

O SDK se refere a um conjunto de ferramentas e softwares fornecidos para que desenvolvedores possam construir suas próprias aplicações. Entenda melhor como funciona esse recurso tão importante!

Você já deve ter se deparado com este nome: SDK. Esse kit de ferramentas é usado por desenvolvedores para criar suas próprias aplicações e softwares. No mercado de pagamentos, ele também é usado para garantir maior segurança e confiabilidade às transações.

Entenda melhor o que é exatamente o SDK, quais as suas vantagens para o seu negócio e para desenvolvedores e em que ele se diferencia de uma API. Leia o artigo e saiba mais!

O que é SDK?

SDK é a sigla para Software Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento de Software. Consiste em um conjunto de ferramentas e programas fornecidos para desenvolvedores criarem suas próprias aplicações.

Esse kit é formado por diversos materiais, como documentações, programas utilitários, exemplos de códigos e, em alguns casos, até componentes de hardware, ou seja, equipamentos.

Normalmente, elas são fornecidas para tipos específicos de software, como Android SDK, iOS SDK, Windows SDK e Facebook JavaScript SDK. Assim, o desenvolvedor conta com um kit completo para desenvolver aplicações para essas respectivas plataformas.

Então, se o objetivo for criar um aplicativo para Android, o desenvolvedor pode usar um Android SDK e ganhar tempo com as melhores ferramentas, exemplos de códigos e APIs já preparadas para as devidas integrações com os recursos do sistema.

Quais as características do SDK?

Para entender melhor o que é SDK e como ele funciona, podemos fazer uma analogia com a fabricação de um equipamento. Além das peças, é necessário ter um manual para obter um passo a passo, ferramentas, insumos e muito mais.

Da mesma forma, um SDK, ou simplesmente um devkit, também conta com diversas ferramentas para construir um software que atenda às suas necessidades.

Cada tipo de SDK terá suas características, uma linguagem de programação específica e plataformas para as quais o software será desenvolvido. Algumas das características mais desejadas em um SDK são:

  • facilidade de uso e funcionalidades completas, que realmente agreguem valor à aplicação.
  • documentação detalhada e informação sobre como os códigos funcionam;
  • boa interação com outros SDKs;
  • um impacto positivo na performance do dispositivo em que a aplicação criada será instalada.

Quais as vantagens de um SDK?

Como você percebeu no item anterior, é necessário se certificar de que o SDK é de qualidade e estará à altura das necessidades e expectativas da empresa. Se assim for, será possível garantir muitos benefícios!

Integração facilitada

Um devkit apresenta funcionalidades pré-definidas que tornam o conjunto muito mais fácil de trabalhar. Além disso, é possível contar com suporte e instruções para que os desenvolvedores possam integrar as ferramentas com bastante agilidade e facilidade.

Tempo de lançamento menor

Uma vez que os processos e as funcionalidades já estão definidos no SDK, é possível agilizar consideravelmente a criação de novas aplicações, com menos burocracia e complexidade.

Confiabilidade e segurança

O SDK é fornecido pelo desenvolvedor da plataforma ou por empresas terceiras especializadas. Dessa forma, o nível de entrega é de alta qualidade e garante maior confiabilidade e segurança aos seus projetos.

Quais as diferenças entre SDK e API?

Por cumprirem funções dentro de um mesmo cenário, é comum que muitos confundam API com SDK. Na verdade, são ferramentas diferenciadas. A API (Application Programming Interface) é apenas uma interface que permite a integração entre dois ou mais softwares.

Assim, um SDK pode incluir uma ou várias APIs, mas o contrário não acontece. Enquanto o SDK permite a criação de um software, a API é mais limitada. Além disso, acrescentamos a possibilidade de um SDK acoplar diferentes APIs.

Mas quando usar uma ou outra? Isso depende. Por exemplo, digamos que você deseja implementar apenas a função de tradução do Google em uma ferramenta. Então bastaria utilizar a API. Mas se desejar criar uma aplicação que rode no Chromium, é possível utilizar o Chromium OS SDK, que pode incluir a API de tradução.

Como funciona o SDK no meio de pagamento?

O SDK em serviços financeiros provê funcionalidades para as organizações criarem suas próprias aplicações para dispositivos móveis, por exemplo. É possível fornecer mais opções de autenticação, integração com sistemas ERP e gerenciamento de modalidades de pagamento, como:

  • cartões de crédito e débito;
  • boleto bancário;
  • transferência entre contas;
  • carteiras digitais;
  • parcelamentos;
  • tokenização de cartões.

O SDK permite que as aplicações sejam totalmente customizadas, agregando diversas APIs e ferramentas pré-estabelecidas. Pode ser a opção certa para criar aplicações para serviços financeiros, especialmente no setor de pagamentos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando nossos artigos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas próximas postagens. Estamos no LinkedIn, no Instagram, no YouTube e no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *