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O que é embedded finance?

Sabe o que é e as vantagens do embedded finance? Entenda melhor o assunto!

As empresas estão cada vez mais atentas às necessidades de seus clientes. O avanço das novas tecnologias está permitindo que os negócios consigam embarcar soluções inovadoras em seus serviços e produtos. É o que ocorre com o embedded finance. 

Empresas do mercado financeiro têm desenvolvido sistemas que permitem a diferentes negócios fornecerem produtos e serviços financeiros, mesmo que não sejam desse setor. Essa possibilidade abre muitas oportunidades para as empresas ampliarem sua atuação no mercado e fortalecerem sua marca. 

Quer entender melhor esse conceito Continue a leitura e saiba mais! 

O que é embedded finance? 

Embedded finance (que em tradução livre significa “finanças embutidas”) é a inserção de serviços financeiros embarcados em produtos de empresas que não pertencem a esse setor. Com isso, negócios de diferentes segmentos podem atuar como se fosse um “banco” ou outro tipo de instituição financeira. 

A vantagem dessa alternativa é que a empresa já tem uma cartela de clientes formada e conhece as dores e necessidades deles. Dessa forma, ela pode oferecer um serviço financeiro personalizado, melhorando a experiência de consumo do seu público e aumentando as chances de sucesso da estratégia. 

A variedade de serviços é realmente grande. Entre as soluções que podem ser fornecidas pela empresa, estão: 

  • diferentes tipos de cartões, como de crédito, de débito e pré-pago; 
  • contas e carteiras digitais; 
  • pagamento de contas; 
  • empréstimos; 
  • Pix e outras modalidades de transferências. 

Mas como uma empresa que não é uma instituição financeira pode fornecer serviços do gênero? Isso é possível graças às plataformas de Banking as a Service (BaaS) e serviços de produtos White Label. Então, toda a infraestrutura de serviços já está preparada, bastando utilizar APIs (que são instruções de programação) para conectar a empresa com a plataforma. 

Assim, os processos da empresa ficam interligados ao desenvolvedor dos serviços, fazendo com que a marca possa integrar seus produtos às soluções financeiras entregues ao público. 

Quais as características do embedded finance? 

A principal característica do embedded finance é a possibilidade de as empresas integrarem serviços financeiros aos seu portfólio. As ofertas abrangem não somente as soluções mais tradicionais, mas também outros de maior risco, como seguros. 

Considere um exemplo prático que apresenta as características típicas desse tipo de serviço. Uma rede de supermercado pode aproveitar uma oportunidade quando percebe que a maior parte de seus clientes paga suas contas no cartão de crédito.  

O varejista pode estreitar o relacionamento com seu público por fornecer um cartão de crédito próprio que dê descontos ou acumule pontos em compras feitas no estabelecimento. Além de ser vantajoso para o s clientes, há uma clara oportunidade de trazer para o mercado de crédito usuários que talvez não tenham acesso às instituições convencionais. 

Então, a rede de supermercados terá sua marca impressa em cartões de crédito de seus clientes. Agregado a isso, os usuários também poderão ter acesso a uma carteira conta digital para fazer depósitos, transferências e pagamentos. Tudo isso através de parcerias com uma Instituição de Pagamento ou Instituição Financeira, reguladas pelo BaAnco Central. 

E as oportunidades disponíveis nesse modelo? 

Analisando as características do embedded finance, podemos destacar muitas oportunidades ou soluções de negócios para as empresas que contratam o serviço. Como já mencionamos, os serviços financeiros vão muito além de cartão de crédito e contas digitais.  Conheça algumas modalidades. 

Embedded payments 

Os pagamentos embutidos são direcionados ao e-commerce. É uma forma de facilitar o processo de pagamentos do cliente. Todos os dados do usuário já ficam cadastrados (como nome, endereço, cartão de crédito) e, para realizar o pagamento, bastam poucos cliques. 

A grande vantagem desse sistema é facilitar o checkout e, com isso, retirar uma barreira que poderia fazer o cliente desistir da compra. 

Embedded card payment 

Nessa solução, o cliente pode integrar seu cartão de débito à plataforma de pagamento digital, que são as chamadas carteiras digitais.  Assim, ao fazer compras, em vez de levar seu cartão físico, ele usa a carteira digital, seja no navegador de internet do computador, seja em um aplicativo no celular. 

Embedded lending 

Este se refere ao serviço de empréstimos integrados à compra. De forma prática, no momento do pagamento, o cliente pode pedir uma quantia de empréstimo. Assim, o usuário não precisa ter conta em bancos ou relacionamento com instituições financeiras. 

Embedded investments 

Essa é uma forma muito prática do cliente fazer investimentos por meio da sua marca. Dessa forma, o processo fica descomplicado. Um serviço interessante é dar a possibilidade de o cliente deixar um pequeno valor como investimento toda vez que fizer uma compra. 

Embedded insurance 

O termo insurance está relacionado a serviços de seguros. Essa oferta também pode ser oferecida no momento da compra, não somente para itens de maior valor, como carros e motos, mas também para eletrônicos, por exemplo. 

Embedded banking 

Neste modelo de embedded finance, a empresa pode criar sua própria marca de banco digital aos seus parceiros. Assim, ele não precisará buscar outras instituições e você ainda ganha uma nova fonte de renda para o negócio, por meio da cobrança de tarifas. 

Quais as vantagens? 

As vantagens do embedded finance são muitas — para clientes e para a empresa. Por meio dela, o negócio consegue: 

  • ampliar sua força de mercado em novo segmento; 
  • aproveitar sua própria cartela de clientes; 
  • estreitar o relacionamento com seu público; 
  • aumentar a fidelização dos clientes por meio de serviços que são úteis para eles; 
  • criar uma nova fonte de receita, sem deixar de dar foco ao seu core business; 
  • atrair um novo público desbancarizado que poderá ter acesso a serviços financeiros sem burocracia; 
  • diversificar serviços e produtos; 
  • ter acesso a mais dados que podem ser usados para otimizar a experiência do cliente e criar produtos que atendam às demandas do público. 

O embedded finance é mais uma revolução trazida pelas fintechs. Além disso, as evoluções promovidas pelo Banco Central, como o Pix e o Open Banking permitem que cada vez mais serviços sejam criados para facilitar o dia a dia das pessoas e abrir novas oportunidades de negócios para as empresas. 

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