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Ticket médio: saiba como aumentar ele na sua empresa

O ticket médio indica o valor médio gasto por seus clientes. Mas como aumentar esse valor? Confira algumas dicas!

Aumentar as vendas é um objetivo constante para empresas de diversos segmentos. Uma das estratégias para alcançar isso é incentivar os clientes a comprar mais. Em outras palavras, aumentar o ticket médio. Mas o que isso significa? 

Neste artigo, você vai entender o que é ticket médio, como deve ser calculado e o que fazer para aumentar esse índice. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é ticket médio?  

O ticket médio é um indicador que revela o valor médio que cada cliente gasta na sua empresa. Por meio dessa métrica, a empresa consegue analisar o comportamento dos consumidores. Na prática, quanto maior o ticket médio, maior a quantia gasta. 

Como calcular?  

O cálculo do ticket médio é simples. Você terá apenas que somar o total do valor faturado em um período específico e dividir pela quantidade de vendas no mesmo período. Esse cálculo pode ser segmentado por canais de vendas, departamento, segmento, canal específico, categoria, entre outros. 

Veja um exemplo prático para entender melhor. Considere uma empresa que vende em dois bairros distintos. No bairro 1, os valores foram os seguintes: 

  • 800 vendas; 
  • R$ 350 mil em faturamento; 
  • ticket médio = R$ 350 mil / 800 = R$ 437,50. 

Isso significa, que cada cliente dessa loja gastou em média R$ 437,50. Já no bairro 2, os resultados foram os seguintes: 

  • 1500 vendas; 
  • R$ 600 mil em faturamento; 
  • ticket médio = R$ 600 mil / 1500 = R$ 400. 

Apesar de ter um faturamento maior e apresentar mais vendas, o ticket médio foi menor no bairro 2 do que no bairro 1. Esse mesmo tipo de cálculo pode ser feito por produtos específicos, por vendedores, categorias etc. Mas em que esses resultados podem ser de ajuda para a empresa? Entenda essa importância. 

Por que o ticket médio é importante?  

O cálculo do ticket médio pode gerar muitos insights importantes para a empresa. Por meio dele, é possível identificar: 

  • o comportamento do consumidor, gerando informações importantes sobre possíveis promoções, precificação e outras ações; 
  • a eficácia de algum investimento em ações promocionais. Ao comparar o ticket médio de diferentes períodos, é possível determinar se a campanha conseguiu elevar o valor médio de compra dos clientes; 
  • prioridades de investimentos; 
  • oportunidades para ações estratégicas em áreas ou regiões específicas. 

Com as informações geradas pelo cálculo do ticket médio, as possibilidades de estratégias são muitas. Mas, ao detectar que o ticket médio está aquém do desejado, o que pode ser feito para elevar o índice? Veja algumas dicas. 

Como aumentar? 

Aumentar o ticket médio significa aumentar o faturamento. Por isso, é tão importante ter esse objetivo. Lembre-se que esse incremento representa quanto, em média, os clientes gastam com produtos e serviços de sua empresa. Por isso, as estratégias de aumento do ticket médio baseiam-se na ideia de fazer cada cliente gastar mais. Saiba como! 

Diversifique e facilite os meios de pagamento 

Se o pagamento for facilitado, é mais provável que o cliente gaste mais. E uma das principais formas de dar esse incentivo é por diversificar os meios de pagamento. Somente em 2021, as compras com cartões cresceram 33%. O cartão de crédito puxou esse avanço com 36,6% de aumento.  

Isso significa que, se você fornecer a opção do crédito e facilitar com boas condições de pagamento, o cliente terá condições de fazer compras de maior valor, aumentando o ticket médio por consequência. 

Com as informações de métodos de pagamento e parcelamento realizados em sua empresa, você também pode fazer campanhas que envolvam este tema, como por exemplo pedidos acima de R$600 com parcelamento em até 6x, caso você ainda não oferte essa opção. 

Monte kits e combos de produtos 

Uma boa prática é agrupar produtos relacionados para formar combos com preços mais atraentes. Assim, em vez de levar um único item, o cliente se sente motivado a comprar outros produtos para aproveitar a promoção. 

Um exemplo clássico disso são os kits com xampu, condicionador e hidratante capilar. Dessa forma, o cliente compra o combo com preço menor do que se fosse comprar cada um separadamente. 

Adote técnicas de cross selling e up selling 

Essas suas estratégias têm um grande potencial de aumentar o faturamento por incentivar o cliente a comprar mais durante a venda. O cross selling (venda cruzada) é a prática de oferecer um serviço ou produto complementar ao que o cliente está comprando. A loja pode oferecer um fone de ouvido para um consumidor que comprou um smartphone, por exemplo. 

Já no up selling, a ideia é fazer um upgrade no produto comprado por um valor a mais. É o caso de um serviço de assinatura que aumenta os recursos para pagar um plano mais caro. Ou então oferecer um dispositivo mais potente por um valor a mais.  

Crie benefícios para clientes que compram acima de um valor específico 

Uma dica que funciona bastante para aumentar o ticket médio é dar vantagens em compras acima de um limite mínimo. Por exemplo, no e-commerce é muito comum oferecer fretes grátis para clientes que pagam mais. Assim, o consumidor fica tentado a adicionar itens no carrinho para usufruir do benefício. 

Outros benefícios podem incluir: 

  • descontos progressivos; 
  • brindes; 
  • vantagens em próximas compras. 

Fortaleça sua marca no mercado 

Um dos fatores que podem determinar o valor que os clientes estão dispostos a gastar no seu negócio é a credibilidade da sua empresa no mercado. Muitos consumidores não se arriscam a fazer compras altas com empresas que não conhecem bem ou sobre as quais não há boas indicações. 

Nesse quesito, o ideal é investir em uma marca forte no mercado. O segredo está não somente na qualidade dos produtos e serviços fornecidos, mas também na comunicação da empresa com o público.  

Divulgue os feedbacks dados pelos clientes, invista em um atendimento de qualidade e em uma experiência de compra encantadora, e conquiste selos de confiança próprios do seu segmento. Com a credibilidade em alta, os clientes se sentirão mais confiantes para gastar mais. 

Use os resultados do cálculo do ticket médio 

Como já mencionado, o cálculo do ticket médio também pode ser usado para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing. Assim, com a avaliação certa, é possível fazer ajustes com base nos resultados já obtidos. Avalie o que já deu certo e o que precisa ser aprimorado para as próximas campanhas. 

O ticket médio é uma métrica importante que gera informações valiosas para as estratégias do negócio. Além disso, investir em estratégias para aumentar esse valor pode representar um grande incremento no faturamento da empresa. 

Neste artigo, você aprendeu mais sobre ticket médio. Que tal ficar por dentro de outros temas para a gestão do seu negócio? Continue acompanhando o blog da Adiq e nos siga nas redes sociais para saber mais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram. 

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