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Dicas para entrar no mundo do e-commerce

Os resultados de empresas que entraram para o mundo do e-commerce são realmente animadores. Quer apostar nessa estratégia? Confira 10 passos!

As compras online trouxeram muitas facilidades para o consumidor. Especialmente com a pandemia do coronavírus, as pessoas perceberam as grandes vantagens de adquirir serviços e produtos sem sair do conforto do lar. Diante dessa crescente tendência, muitos empreendedores têm aproveitado para iniciar sua estratégia de vendas pela internet. Mas começar esse empreendimento e montar sua própria plataforma de e-commerce pode ser um grande desafio.

Pensando nisso, listamos neste artigo os principais passos que você precisa seguir para começar a vender online. Saiba quais são os pontos de atenção e as melhores recomendações para ter sucesso nessa empreitada!

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para entrar no mundo do e-commerce está diretamente relacionado às pessoas que você deseja alcançar na internet. É preciso conhecê-las bem. Em muitos casos, o perfil do público da loja física e da loja online são diferentes. No geral, é possível dividir sua assistência em dois grupos principais:

  • conservador: está muito mais acostumado a fazer compras em lojas físicas, e é nesse ambiente em que se sente mais confortável para fazer suas transações. Em sua mente, a compra online é insegura. Ele gosta de ter em suas mãos e tocar o produto antes de comprar, o que não seria possível no e-commerce;
  • digital: este já está bastante habituado a fazer compras pela internet. Ao pensar em um novo produto, o primeiro passo é sempre fazer uma pesquisa online e conferir os melhores preços. Entende que o e-commerce traz muitas vantagens e se sente seguro ao transitar em plataformas de comércio eletrônico.

Ao observar essas duas categorias, percebemos que há características opostas. No entanto, entre os consumidores online, existem muitas variações. A pandemia, por exemplo, fez com que muitos daqueles que tinham aversão a compras online passassem por essa experiência no e-commerce e agora passaram a adotar outro comportamento.

Muitos consumidores gostam de pesquisar preços e condições entre lojas físicas e online para determinar onde existem melhores vantagens. Já outros têm muita dificuldade em lidar com a ansiedade da espera pela entrega e têm uma tolerância muito baixa a prazos mais longos.

Esse conhecimento sobre qual público atingir e qual o seu comportamento diante do comércio eletrônico é importantíssimo para você começar a definir suas estratégias.

Planeje o desenvolvimento da plataforma

Quando falamos em plataforma de e-commerce, você pode optar por pelo menos duas direções: vender em um marketplace ou montar a sua própria estrutura em uma loja virtual.

No caso de um marketplace, você encontra uma infraestrutura toda pronta, e só será necessário incluir seus produtos, fotos, descrições e preços. A desvantagem aqui é a comissão direcionada à administradora da plataforma — no ato da compra, um split de pagamento direciona um percentual da venda direto para o marketplace. Por se tratar de um shopping virtual, será preciso saber também lidar com a concorrência.

A outra opção é desenvolver um site. Se for por esse caminho, você terá que gerenciar toda a construção do site, contratação de hospedagem e domínio, além dos meios de captura de pagamentos, sistemas de segurança e marketing. Mas terá a liberdade de ter sua “própria casa” e não precisará dividir seu faturamento.

Muitos empreendedores começam em um marketplace e após amadurecer seus processos, passam a investir em uma plataforma própria, usando as duas estratégias simultaneamente.

Gerencie seus pedidos de forma adequada

Desde o desenvolvimento da sua loja virtual até a entrega do produto ao cliente, é importante que você tenha os processos bem desenhados, isto é, que esteja bem esclarecido como vai funcionar cada etapa. Os softwares de gestão que se integram às lojas virtuais são uma das melhores formas de gerenciar seus pedidos e garantir que as demandas não se percam.

Monte sua vitrine

Sua plataforma é sua vitrine. Assim como na loja física você monta o visual de forma que chame a atenção do cliente, destacando as novidades e as tendências, na loja online não é diferente.

Então, vá aumentando seu mix de produtos. Na tela inicial, dê destaque às novidades, a produtos com mais saída e tendências do mercado. Os banners rotativos, ou slides, funcionam muito bem.

Para facilitar a navegação do usuário, organize seus produtos por categorias e forneça uma ferramenta de busca com filtros. Assim, ele chega ao item desejado mais rapidamente. Não deixe de caprichar nas imagens e nas descrições das mercadorias.

Planeje a gestão do estoque

Sua plataforma de e-commerce precisa estar sincronizada com os dados do estoque. Isso evitará vender produtos que não estão disponíveis. Se o estoque da loja física for compartilhado com a loja virtual, é importante usar um sistema de gestão que integre esses dois ambientes, a fim de evitar confusões.

Precifique e defina as formas de pagamento

Definir um preço nem sempre é fácil, e na loja online, os fatores são diferentes. Afinal, em uma simples busca no Google, o cliente pode encontrar um produto mais barato. Então, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado. Em um marketplace, é preciso considerar os custos da plataforma.

Não esqueça de fornecer ao cliente diferentes meios de pagamento. Se for um marketplace, isso já estará definido. Em uma plataforma própria, você precisará contratar um gateway de pagamento, integrar carteiras digitais ou um facilitador de pagamento (subadquirentes).

Planeje a logística

A entrega é um dos pontos mais importantes do seu e-commerce. Por isso, avalie em diferentes transportadoras como funcionam as regras de prazos e precificação. Em muitos casos, é interessante deixar que os próprios clientes selecionem no checkout a opção de frete mais conveniente.

Capacite a equipe para as novas funções

Começar a trabalhar em uma plataforma de e-commerce significa implementar novos processos que podem gerar algumas confusões na equipe. Por isso, é importante deixar tudo bem alinhado. Treine seus colaboradores para que saibam operar o sistema e atuar de forma coesa nas operações de backend.

Avalie a experiência do cliente

Fique de olho nas opiniões que os clientes fornecem, seja na própria plataforma de e-commerce, seja em redes sociais e em contatos diretos via e-mail e mensagens instantâneas.

É com base em seus relatos que você poderá reforçar estratégias que estão dando certo ou fazer os ajustes necessários para conquistar ainda mais clientes. Além de avaliar a experiência do seu cliente, é importante também manter um relacionamento duradouro com ele, criando e colocando em prática ações de pós-venda.

Desenvolva ações promocionais

Quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Do ponto de vista do negócio, é uma estratégia muito eficiente para atrair novos clientes e motivar a compra.

Assim, use as informações dos clientes que você já tem disponíveis para ter insights sobre campanhas realmente irresistíveis. Essas promoções podem ocorrer em épocas específicas, como a Black Friday, com kits especiais ou descontos exclusivos.

Iniciar sua plataforma de e-commerce pode ser uma investida muito recompensadora. Assim, você consegue se aproximar do seu público e escalar suas vendas de uma forma bastante lucrativa. Gostou da ideia?

Aqui no blog da Adiq, sempre compartilhamos dicas para fazer seu negócio crescer ainda mais. Então, nos acompanhe nos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

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