Categorias
Financeiro

O que é Banking as a Service?

Já pensou em oferecer serviços financeiros para seus clientes? Com o Banking as a Service, isso é possível. Saiba como!

Você já deve ter percebido uma grande tendência no mercado de diferentes empresas oferecerem serviços financeiros aos seus clientes e parceiros, mesmo sem pertencer a esse segmento. Isso é possível graças ao que chamamos de Banking as a Service.  

Já pensou nessa possibilidade de seu negócio fornecer produtos e serviços financeiros como se fosse um banco digital? Isso sem ter que se preocupar com tecnologias, regulamentações e expertise no setor. Entenda melhor como funciona esse modelo de negócios e quais são as possibilidades! 

O que é banking as a service? 

Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, é uma solução que permite a qualquer negócio fornecer serviços financeiros, sem a intermediação de um banco e mesmo que esse não seja seu core business. Essas plataformas desenvolvidas por empresas de tecnologia especializadas no mercado financeiro dão todo o suporte e a base para que diferentes negócios possam imprimir sua marca em serviços financeiros e de pagamentos, como: 

Banking as a Service faz parte de um modelo de produtos do grupo “as a Service”, ou “como um serviço”. Ele é usado por diferentes companhias para fornecer soluções para as empresas que operacionalizam um serviço, sem a necessidade de investir ou comprar uma infraestrutura. A companhia fornecedora do serviço ‘as a service se responsabiliza por todas as normas, tecnologias, suporte e hardware, enquanto a contratante apenas usa o serviço sob demanda pelo tempo que precisar. 

No Banking as a Service funciona da mesma maneira. A empresa contrata uma infraestrutura completa para fornecer serviços financeiros, em um modelo White Label, ou seja, apenas imprimindo sua marca no formato já construído. Entenda melhor como esse conceito pode funcionar. 

Como funciona? 

Afinal, como o BaaS funciona na prática? Todo o fornecimento da infraestrutura de serviços financeiros acontece por meio de APIs (Application Programing Interface). Essa solução é um conjunto de padrões e instruções programados para integrar dois sistemas distintos.  

No caso do Banking as a Service, a API faz a conexão entre o fornecedor da infraestrutura (normalmente uma fintech) e a empresa que vai oferecer serviços financeiros para seus clientes e parceiros. Assim, embora na “fachada” da plataforma, o cliente verá a marca que contrata o BaaS, por trás, toda a programação e infraestrutura é desenvolvida e gerenciada pela fintech. 

Por isso, não haverá problemas com segurança ou funcionalidades, pois os padrões de proteção e recursos são os mesmos de um banco digital, incluindo não somente as tecnologias, mas também as regulamentações definidas pelo Banco Central. 

Para entender melhor como o Banking as a Service funciona, veja um exemplo prático. Digamos que um supermercado deseja atrair mais clientes e fidelizar o público. Então, a gestão tem a ideia de criar um cartão de crédito que fornece descontos especiais para quem usá-lo comprando em sua rede.  

Com base no cartão, também é possível criar programas de fidelização, como pontuação ou cashbacks. Além disso, o supermercado teria dados valiosos sobre comportamento de compra dos consumidores e ficaria mais fácil personalizar o atendimento.  

O supermercado poderia ir além: conceder empréstimo ou até mesmo uma conta bancária em nome da empresa para seus clientes. Mas como um supermercado poderia fornecer esses produtos, já que a lei só permite que instituições financeiras concedam esse tipo de serviço? Aqui entra o Banking as a Service. 

Por contratar uma plataforma BaaS, o supermercado pode contar com toda a infraestrutura necessária para criar a sua própria instituição de pagamento. A plataforma é totalmente customizável, e o supermercado consegue inserir sua marca em todos os serviços financeiros que oferecer.  

Quais as vantagens? 

BaaS traz um benefício competitivo para as marcas que desejam ampliar seu campo de atuação com agilidade, segurança e praticidade, mesmo sem ter nenhum conhecimento no setor financeiro. 

Baixo custo 

Em vez de precisar criar uma solução bancária do zero, a contratação de uma plataforma BaaS permite usufruir de uma infraestrutura já completa, pulando fases de desenvolvimento, licenças, testes etc.  

Além disso, a tecnologia permite que a empresa gerencie suas próprias transações financeiras internas, como recebimento de clientes e pagamento de funcionários, de fornecedores e comissões. Com isso, ganha mais controle, liberdade e economia nas operações. 

Segurança 

A plataforma de Banking as a Service é desenvolvida e gerenciada por empresas especializadas no setor, que detêm todo o conhecimento necessário para garantir a segurança das operações a nível bancário. Assim, um negócio que não pertence a esse segmento, mas deseja fornecer serviços financeiros, pode contar com o mesmo padrão de segurança e confiabilidade por meio do BaaS. 

Fortalecimento da marca 

Ampliar o portfólio de serviços e produtos marcando presença no mundo digital com soluções financeiras certamente fortalece a marca em seu ramo de atuação. 

Retenção de clientes 

Fornecer serviços de empréstimo, cartões de crédito e programas de fidelidade permite que a empresa fique ainda mais próxima de seus clientes. Se o público percebe que o negócio dá oportunidades de crédito e garante melhores condições de pagamento, certamente a empresa se torna a sua primeira opção. 

Personalização de serviços 

Por meio dos dados coletados das compras feitas por seus clientes, a empresa consegue gerar insights para melhor atender o público, como perfil de consumo e padrões de comportamento. Essas informações permitem fornecer serviços e produtos mais personalizados e atraentes. 

Aprimoramento da experiência do cliente 

Banking as a Service tem um grande potencial de fornecer aos clientes uma experiência realmente satisfatória. Afinal, a empresa conhece de perto seus clientes, seus desejos e expectativas. Um conhecimento aprofundado sobre um nicho de atuação alinhado com as soluções do BaaS dá uma ótima base para a criação de produtos que respondam às necessidades dos usuários e do negócio. 

Uma plataforma de BaaS normalmente fornece produtos conforme a demanda das empresas, de forma que é possível escolher os serviços que melhor se encaixam nas estratégias do negócio. Todo o processo ocorre com toda a segurança e agilidade. 

Banking as a Service representa uma grande inovação no mercado financeiro e de pagamentos. Com a democratização na oferta de serviços financeiros, os clientes podem ter produtos que melhor atendam às suas necessidades específicas e as empresas ganham mais uma ferramenta para fortalecer o relacionamento com seus usuários. 

Gostou de saber mais sobre essa nova tendência? Então, continue acompanhando os conteúdos do blog e nos siga em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *