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Melhores práticas para comprar online

Cada vez mais brasileiros estão aderindo à compra online. Você faz parte desse grupo? Então confira que cuidados você precisa ter para evitar dores de cabeça!

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) intitulado “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19” revelou que 61% dos consumidores aumentaram o hábito de compra online na pandemia. É natural que esse comportamento se perpetue.

Além disso, eventos especiais, como a Black Friday, aumentam o tráfego nas lojas virtuais. Segundo a Criteo, 80% dos consumidores brasileiros afirmaram que vão fazer suas compras pela internet.

A despeito das ótimas oportunidades que podem ser encontradas no e-commerce, é importante não deixar de lado a segurança. Segundo a Konduto, a cada hora, 553 tentativas de fraude ocorrem no país.

Então, o que pode ser feito para garantir maior proteção aos nossos dados nas transações online? Neste artigo, selecionamos os principais cuidados recomendados por especialistas para que você faça uma compra online segura e tranquila.

Identifique se o site é seguro

Não seja enganado por promoções tentadoras. Muitas vezes, o valor pode ser barato demais para ser verdade. Por isso, antes de qualquer coisa, verifique se a página de compras é segura. O primeiro item a ser avaliado é o certificado SSL. Com esse recurso, seus dados são protegidos na comunicação entre o navegador e o site. Assim, seus registros pessoais, como documentos e números do cartão de crédito não serão interceptados por pessoas mal-intencionadas.

Esse instrumento é facilmente identificável pelo símbolo de um cadeado antes da URL em seu navegador e por meio do “https” no início do endereço. Se a URL começar apenas com “http”, isso significa que seus dados não estão sendo protegidos. Ao clicar no cadeado, você pode obter mais informações sobre a validade do certificado.

A URL dá outras informações importantes. Por exemplo, muitos hackers podem criar sites idênticos aos das lojas oficiais para enganar consumidores. Pensando ser a página autêntica, o usuário insere seus dados, que serão usados pelos cibercriminosos.

Por isso, é essencial ficar atento à URL. Na maior parte dos casos, os hackers fazem pequenas alterações que podem passar despercebidas. O site da Amazon poderia virar “amazom.com.br”, por exemplo. Sendo assim, nunca clique em links suspeitos recebidos por e-mails ou mensagens que você não estava esperando.

Pesquisa a reputação da loja

Mesmo quando se trata de uma loja autêntica a um site seguro, é importante pesquisar sobre a idoneidade da marca para evitar dores de cabeça. Existem diversos caminhos que vão ajudar você nessa busca:

  • site Reclame Aqui: esse portal reúne comentários de milhares de consumidores que reportam os problemas que tiveram no relacionamento com as empresas. Assim, você consegue ler as avaliações, os principais problemas que ocorrem e a avaliação média. É claro que toda empresa tem clientes insatisfeitos, mas pela nota dada, é possível determinar as chances de você ter problema ao fazer sua compra;
  • site Proteste: é uma associação de consumidores que também registra um ranking de empresas conforme o nível de reclamações. Basta entrar no portal e fazer a busca;
  • amigos e conhecidos: busque indicações de pessoas que você tem contato. Pergunte a elas sobre a experiência de compra em determinada loja online para avaliar se é um bom negócio. Alguns pontos importantes para esclarecer são o prazo de entrega, a qualidade dos produtos e o serviço de atendimento ao cliente;
  • redes sociais: essas plataformas são bem livres, e os usuários expõem de forma bastante espontânea suas impressões sobre as marcas. Então, pesquise no Facebook, Instagram, YouTube e em outras redes o que as pessoas pensam sobre a loja em que você deseja comprar online.

Dê preferência a lojas e marketplaces conhecidos

O ambiente online é muito vasto, e existem lojistas de todos os portes — alguns com mais tempo no mercado, e outros com pouca expertise. Se ficar em dúvida, dê preferência àqueles que são bem conhecidos e cuja confiabilidade é maior.

Os marketplaces também são ótimas plataformas para fazer compras. No geral, os pequenos comerciantes começam vendendo nesses ambientes. Se por um lado eles dão uma infraestrutura completa ao empreendedor para vendas online, por outro, os consumidores ganham um nível a mais de proteção, uma vez que a empresa administradora acompanha toda a compra até a entrega do produto.

Se houver qualquer problema, o marketplace pode intervir. Mas é sempre necessário pesquisar a idoneidade e as regras da plataforma.

Use carteiras digitais

As carteiras digitais, ou e-wallets, estão em alta. Elas permitem que você cadastre seu cartão de crédito para fazer compras presenciais ou online. A vantagem delas é que você não precisa digitar seus dados no site de compras para fazer a transação.

Com essa ferramenta, basta apenas selecionar a carteira digital (se a loja fornecer esse meio de pagamento) e aprovar a transação no ambiente seguro da sua e-wallet. Com isso, seus dados ficam sempre seguros e você ainda ganha a facilidade de não precisar carregar o cartão para onde for.

Lembre-se que você pode desistir da compra online

Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor que faz uma compra online tem até sete dias úteis para cancelar a compra e devolver o produto, contando a partir do dia em que recebe a mercadoria. Nesse caso, o lojista aplicará a logística reversa e fará o estorno do valor.

Então, se você receber um produto e perceber que não era aquilo que esperava ou que a compra não atende às suas necessidades, é possível usar seu Direito de Arrependimento, sem que o lojista possa questionar. Além disso, o cliente não deve ser onerado em nada, nem em relação ao frete.

Guarde todos os comprovantes

Sempre mantenha todas as transações registradas e guardadas em local seguro. Normalmente, as lojas virtuais enviam e-mails para confirmar ou informar pedidos e compras. Logo, certifique-se de que os dados estejam corretos. Esses comprovantes serão muito úteis caso haja problemas. Você também pode tirar prints das telas que confirmam as transações.

Na dúvida, não compre ou busque outra loja

Se perceber qualquer indício de fraude ou se as informações não estiverem muito claras, simplesmente não compre. A internet está repleta de lojas muito confiáveis e com ótima reputação. Assim, não vale a pena arriscar e ter de passar por um transtorno para reaver o dinheiro gasto.

Tomando os devidos cuidados que compartilhamos aqui, temos certeza de que a sua compra online será um sucesso. O e-commerce é uma tendência que vai crescer cada vez mais, de modo que as facilidades continuarão atraindo mais consumidores.

Essas dicas foram úteis para você? Então, continue acompanhando nossos próximos conteúdos aqui no blog. Se nos seguir nem nossas redes, notificaremos você sempre que houver uma nova postagem! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

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