Categorias
Meios de pagamentos

Como será o futuro dos meios de pagamento?

Com tantos avanços no setor de pagamentos, você já se perguntou o que nos reserva no futuro? Confira as principais tendências que revolucionarão o comportamento do consumidor!

Nos últimos anos, o mercado de pagamentos foi altamente impactado pelo avanço nas tecnologias digitais e pela legislação que regula o setor. Isso sempre nos faz refletir sobre o futuro dos meios de pagamento. O que ainda podemos esperar?

Neste artigo, vamos compartilhar as principais tendências do mercado de pagamentos para o futuro e explicar os motivos por trás delas. Mostraremos também o importante papel da tecnologia nessas revoluções que estamos presenciando.

Panorama dos meios de pagamentos no Brasil hoje

A globalização e o avanço das tecnologias motivam os consumidores a usarem cada vez mais plataformas de compras online, dando preferência ao cartão de crédito como meio de pagamento.

Esse novo comportamento do consumidor motivou a formação de diferentes plataformas de pagamento. É o caso das carteiras digitais, que cresceram fortemente nos últimos anos.

De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, na segunda pesquisa sobre os meios de pagamento no varejo brasileiro, 62% dos estabelecimentos já oferecem opções de pagamentos móveis por aplicativos. Em 2018, esse índice ficava em 13%. Dá para perceber que, em apenas dois anos, houve um aumento bastante significativo. A parcela de usuários que utilizam esse tipo de pagamento foi de 4% para 21% no mesmo período.

Em relação às compras online, o smartphone já é utilizado por 89% dos usuários. Assim, esse dispositivo ultrapassou os 85% dos computadores. Por outro lado, de forma geral, parece que o movimento das criptomoedas não foi absorvido pelo varejo. As empresas não utilizam o recurso e não pretendem utilizá-lo. Esse pensamento está em conformidade com a tendência de rejeição por parte dos consumidores (47% se recusam a utilizar criptomoedas).

Assim, avaliando o panorama atual do setor, podemos entender melhor as tendências que já estão se consolidando para o futuro dos meios de pagamento, não só no Brasil, mas também em todo o mundo.

Tendências que esboçam o futuro dos meios de pagamento

Podemos afirmar que o setor de pagamentos é um dos mais inovadores do mundo, além de ser bastante impactado positivamente pelo avanço das ferramentas digitais. Confira então algumas das principais tendências que já estão se consolidando e que servem para ilustrar o futuro dos meios de pagamento.

Biometria

A tecnologia vai tornar a autenticação das transações cada vez mais rápida e prática, trazendo também ainda mais segurança. Assim, usar voz, reconhecimento facial e outros tipos de biometria será algo bastante usual no futuro.

Com isso, não será mais necessário ter sempre em mãos um cartão de débito ou crédito, muito menos decorar senhas para fazer pagamentos. O uso de comandos de voz, por exemplo, já está ocorrendo em algumas partes do mundo, como nos Estados Unidos. Por aqui, já é muito comum autorizar compras em carteiras digitais usando apenas a impressão digital.

Outra possibilidade é a da impressão digital simplesmente substituir as senhas para autenticar as transações. Mesmo nesse modelo mais simples, é possível garantir segurança e comodidade ao usuário.

Pagamentos por aproximação

Outro recurso que tem substituído senhas e até os cartões de crédito é o uso de pagamentos via NFC.

Por meio da tecnologia NFC, também é possível utilizar smartphones para fazer pagamentos. Uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil revelou que apenas 17% dos internautas que têm um smartphone já o utilizaram para fazer pagamentos por aproximação. Isso mostra que ainda há muita margem para crescimento nesse segmento.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT — Internet of Things, em inglês) se refere à interconexão entre diversos equipamentos que contam com um sistema operacional instalado, por mais simples que seja. Assim como os smartphones são usados para validar transações, já é possível ver outros dispositivos como pulseiras, relógios e até TVs sendo usados para fazer compras. Nesse contexto, podemos incluir as assistentes de voz, como a Alexa (da Amazon) e o Google Assistente. Elas permitem fazer compras apenas com comandos de voz.

Redução do papel-moeda

Com tantas opções digitais de pagamento, é natural que o papel-moeda se torne cada vez menos usado. Essa tendência cashless já está bem avançada em muitos países, como a China e a Suécia. Por aqui, provavelmente vamos seguir esse mesmo movimento, embora com algum atraso.

Redução do uso de cartão de crédito

Embora o aumento do cartão de crédito, como serviço, esteja aumentando, ainda vamos ver o plástico sendo substituído por apps, tecnologias de aproximação e biometria, como já pontuado.

Então, não se trata da redução do uso do crédito, mas sim do objeto em si. Em carteiras digitais, por exemplo, o cartão de crédito é cadastrado, e as compras podem ser feitas por NFC ou mesmo usando câmera para a leitura de códigos QR.

Pagamentos instantâneos

Os pagamentos instantâneos são transferências entre usuários com um custo muito reduzido, e pode ser comparado ao TED ou DOC, mas com muitas vantagens. Por exemplo, além de poder ser feito em qualquer horário ou dia, mesmo entre instituições bancárias distintas, o sistema dispensa que o usuário informe dados do número da conta ou agência. Basta apenas usar uma chave.

Existem mais de 35 países no mundo que utilizam esse tipo de sistema, e ele já está no Brasil. Por aqui, o Banco Central está sendo responsável pela regulamentação e chamou o sistema de PIX.

Com o PIX, pagamentos podem ser feitos em tempo real sem a necessidade de um serviço que faça a intermediação. Basta o usuário se cadastrar em uma instituição financeira de sua preferência com uma chave, que pode ser o e-mail, o telefone ou mesmo o CPF. Assim, essa será a única informação necessária para efetuar uma transferência, podendo-se também fazer a leitura de um QR Code.

Além de aumentar a segurança, o PIX vai representar uma grande evolução na forma como o brasileiro lidará com seus pagamentos. Ele também abrirá margem para o surgimento de diferentes serviços, facilitando ainda mais a vida tanto do consumidor como do lojista.

Somos muito otimistas quando o assunto é o futuro dos meios de pagamento. O mercado corre em direção à segurança, comodidade e inovação.

Gostou de ficar por dentro dessas tendências? Então, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma das nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *