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Community commerce: saiba o que significa essa tendência

Já pensou em contar com a parceria de um influencer das redes sociais para divulgar e vender seus serviços e produtos? Entenda como funciona o community commerce!

Já pensou em contar com a parceria de um influencer das redes sociais para divulgar e vender seus serviços e produtos? Essa é a ideia do community commerce, ou e-commerce comunitário. Pela promoção de conteúdos divertidos e criativos, fica mais fácil que produtos se popularizem e sejam divulgados no boca a boca. 

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona essa estratégia de vendas e qual pode ser o impacto no crescimento do seu e-commerce. 

O que é community commerce? 

Community commerce é um tipo de divulgação de vendas feito nas redes sociais em que um criador de conteúdos promove produtos e serviços. Essa estratégia incita o marketing boca a boca, pois muitos seguidores se sentem motivados a experimentar aquilo que o influencer está apresentando. 

Uma característica importante desse modelo é que a apresentação dos produtos ocorre de forma autêntica, divertida e se espalha de modo orgânico, direcionando a campanha para uma comunidade específica da qual o criador de conteúdo faz parte. 

Então, não basta fazer uma apresentação, é preciso criar conteúdo e inserir o produto nesse contexto. Assim, a marca aproveita a conexão que já existe entre o criador e seu público, aumentando as chances de conversão. 

Como funciona na prática? 

É verdade que a própria marca pode fazer um conteúdo com o intuito de viralizar. Mas as chances de sucesso são maiores quando a postagem é produzida por criadores de conteúdo. Eles produzem vídeos — normalmente curtos e divertidos — e os divulgam para a sua comunidade.  

Assim, os membros desse grupo podem gostar da ideia e compartilhar ou produzir novos posts baseados no produto divulgado. Esse esquema normalmente acontece em um ciclo de quatro etapas derivadas de verbos em inglês: 

  1. spark (fazer faísca): o conteúdo é publicado; 
  1. share (compartilhar): os usuários começam a assistir e a compartilhar o conteúdo; 
  1. spike (aumentar): as vendas aumentam com o sucesso do produto; 
  1. sustain (manter): o engajamento com a marca se mantém nas redes. 

Olhando para essa dinâmica, percebemos claramente como o community commerce funciona como um tipo de marketing boca a boca, mas em sua versão digital. É como se fosse uma extensão do social commerce, aproveitando os recursos dessas plataformas para promover e aumentar vendas. 

A melhor forma de entender como funciona o community commerce na prática é analisando o caso do TikTok, um dos agentes mais relevantes nessa estratégia — embora ele possa ser aplicado em qualquer rede. 

Uma das características de maior destaque do TikTok que favorece o e-commerce comunitário é a forma como ele fornece os conteúdos. Na página “Para você”, o TikTok entrega conteúdo baseado nas curtidas, nos compartilhamentos e nos vídeos frequentemente assistidos pelo usuário.  

Esse mecanismo contribui para que os conteúdos direcionados para comunidades ou interesses específicos se disseminem de forma orgânica mais facilmente. Por exemplo, se um usuário costuma ver vídeos sobre penteados, é mais fácil que ele tenha acesso a conteúdo de uma marca de produtos de cabelo, por exemplo. 

Segundo uma pesquisa feita pelo TikTok em conjunto com a Publicis e a WAR, 80% dos usuários da rede afirmaram que a plataforma os ajuda a conhecer melhor as marcas e seus produtos. Em muitos casos, é o primeiro contato deles com a empresa. Com isso, mais consumidores estão migrando para as compras online. 

Mas a ideia é que o conteúdo da marca promovido por algum criador seja divertido e criativo. Isso aumenta as chances de o conteúdo viralizar e gerar o marketing boca a boca.  

Qual a diferença entre community commerce e social commerce? 

Apesar de terem as redes sociais como base, o community commerce e o social commerce apresentam algumas diferenças. Em primeiro lugar, o social commerce é uma estratégia mais ampla que denomina uma série de ações de vendas em redes sociais, incluindo anúncios patrocinados e outras campanhas unilaterais. 

O community commerce, por sua vez, faz parte do social commerce, mas está mais direcionado aos criadores de conteúdo e suas respectivas comunidades virtuais. 

No TikTok, por exemplo, as pessoas gostam de assistir vídeos para se divertir e não se sentem atraídas por anúncios que interrompem o fluxo de postagens. Por isso, as campanhas de community commerce inserem a divulgação dentro dos conteúdos de um modo divertido e informal. 

Como ela ajuda as empresas? 

O community commerce pode ser uma poderosa ferramenta para empresas que vendem pela internet, ajudando a alcançar novos públicos e fortalecer sua marca nas comunidades em redes sociais. 

Fortalecimento da marca 

Ter uma marca forte nas redes sociais é fundamental para o crescimento do negócio, especialmente quando levamos em conta que boa parte do público busca opiniões e recomendações de produtos nessas plataformas. 

Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, 71% dos brasileiros utilizam as redes sociais para fazer compras. 75% da população utiliza as plataformas para buscar os produtos que desejam. Dessa forma, ter uma presença marcante nesse mundo digital aumenta as chances da marca ser reconhecida pelo público como referência em seu segmento. 

Ampliação de público 

Criadores de conteúdo têm milhares e até milhões de seguidores em sua comunidade, e o que falam e fazem têm uma forte influência nas decisões de compra da sua audiência. Quando essas pessoas fazem postagens divulgando produtos e serviços, a empresa gera uma visibilidade enorme para um novo público consumidor. 

Aumento das vendas 

Abrir as portas para uma nova audiência significa também aumentar as vendas. Quando falamos em plataformas digitais, aquelas etapas da jornada do cliente (descoberta, consideração e decisão) nem sempre são tão lineares. Assim, com uma simples recomendação, a conversão pode ocorrer de modo muito mais rápido, e as etapas se misturam.  

A validação social é um diferencial decisivo na hora da compra. Afinal, as pessoas sempre buscam referências sobre produtos para garantir que sua compra vai ser satisfatória. Segundo a mesma pesquisa divulgada pela Opinion Box, 41% dos clientes gostam de comprar em redes sociais exatamente porque, nelas, conseguem visualizar a opinião de outros consumidores. E se essa opinião for de pessoas em que confiam, as chances de conversão são muito maiores. 

Essa estratégia de community commerce tem um grande potencial de aumentar as vendas em curto prazo. E se a estratégia for direcionada de forma correta, a força da marca se sustenta. 

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