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10 dicas para o seu e-commerce vender mais na black friday

Seu e-commerce está preparado para a Black Friday? Confira uma lista de dicas e aproveite para aumentar as vendas no evento!

Os preparativos para a Black Friday já começaram, e o varejo já está a todo vapor no planejamento das estratégias. Neste ano de 2021, a data cairá no dia 26 de novembro. A Black Friday 2020 alcançou um volume de 4,02 bilhões em vendas no e-commerce, representando um crescimento de 25,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da Ebit | Nielsen.

A expectativa é que em 2021 o cenário do comércio eletrônico se amplie ainda mais. O consumidor já experimentou e alcançou um nível de maturidade significativa para as compras digitais. Por isso, é fundamental que as lojas online comecem desde já a preparar suas estratégias e sua infraestrutura a fim de entregar as melhores condições e uma ótima experiência de compra.

Neste artigo, vamos compartilhar dicas importantes que vão ajudar seu e-commerce a se destacar nesta Black Friday. Vamos lá?

  1. Crie um bom planejamento para a Black Friday no e-commerce

O sucesso da Black Friday da sua loja online está diretamente relacionado ao seu planejamento. Alguns dos aspectos que precisam ser bem pensados incluem:

  • estratégia de custos para garantir preços competitivos;
  • estruturação logística para dar conta do alto volume de pedidos;
  • seleção dos produtos e planejamento de pedido ou redução dos itens para a venda;
  • campanhas de divulgação das ofertas na Black Friday.

Pensar nas promoções de Black Friday em cima da hora, propondo descontos aleatórios, no impulso, pode trazer prejuízos financeiros ou à imagem do seu e-commerce.

  1. Identifique e corrija pontos negativos do site

A usabilidade da sua loja online impacta diretamente as chances de vendas. E você não quer que depois de todo o trabalho para atrair seu cliente até sua loja virtual, ele acabe desistindo da compra no meio do caminho.

Um estudo feito pela empresa Barilliance analisou os diversos motivos que podem levar um cliente a abandonar o carrinho de compras e não finalizar o check out. O levantamento concluiu que a falta de otimização em sites foi um dos principais problemas enfrentados pelos usuários. Essa taxa chega a 73,93% na navegação pelo desktop, ou seja, 3 em cada 4 compradores em potencial.

Isso mostra que se a navegação não for fácil, rápida e fluida, as chances de o cliente desistir de concluir a compra são muito altas. Por isso, é muito importante que você prepare seu site para as vendas na Black Friday. Leve em conta que o tráfego será mais intenso e que os sistemas precisam dar conta desses picos. Então, conte com um serviço de hospedagem que evite páginas fora do ar e problemas de lentidão.

  1. Tenha cuidado com ofertas/promoções

Já ouviu o termo “Black Fraude”? Essa expressão ficou muito popular entre os consumidores brasileiros quando perceberam que muitas lojas tentavam promover seus produtos com descontos enganosos. A matemática era simples: semanas antes aumentavam os preços para dar o suposto “desconto” à época da Black Friday.

Os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes. Sabem comparar lojas, pesquisar a evolução dos preços em ferramentas online e fazer suas pesquisas para encontrar as melhores condições.

Então, é importante que você seja transparente e sincero. Planeje-se para fornecer descontos reais e que sejam atraentes aos consumidores. Dessa forma, sua loja vai entrar no espírito da Black Friday e as vendas serão um sucesso.

  1. Elabore uma estratégia de marketing

Para aumentar os resultados na Black Friday, é indispensável dedicar tempo e recursos na sua estratégia de marketing. Nessa etapa, você precisará estudar:

  • seu público-alvo, para que as campanhas sejam bem segmentadas;
  • as formas e os canais de divulgação;
  • a identidade visual da campanha específica para a Black Friday;
  • os canais e metodologia de atendimento na pré e pós-venda.
  1. Ofereça a maior gama possível de meios de pagamento

Outro fator que facilita o checkout e aumenta as vendas é ampliar a diversidade de meios de pagamentos. A opção mais básica e também preferida dos consumidores é o cartão de crédito. Mas outras opções são também importantes, como:

  • carteiras digitais;
  • boleto bancário;
  • Pix.
  1. Otimize os canais de venda no mobile

Um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 87% dos brasileiros fazem compras por meio dos seus smartphones. Esse percentual de 2021 representou um avanço de 20 pontos em relação à pesquisa de 2019.

Com esses dados em mãos, fica fácil perceber por que é tão importante investir em canais de venda no mobile. Isso significa que você precisará seguir algumas recomendações:

  • certifique-se de que sua loja virtual é responsível, ou seja, que o layout se ajuste perfeitamente a telas menores;
  • pense na criação de um aplicativo mobile. Essa solução permite o fornecimento de recursos exclusivos que podem ser usados em uma página da web. Além disso, dão maior segurança e comodidade à compra.
  1. Use checkout transparente

O checkout é o momento em que o cliente finaliza a compra com o pagamento. Assim, quanto mais descomplicado e rápido, melhor. O foco deve ser a experiência do cliente.

O checkout transparente facilita bastante, pois tudo é feito na página de finalização da compra, sem a necessidade de redirecionamento, o que gera maior credibilidade e segurança ao comprador.

  1. Fique atento na segurança de seus clientes

A segurança dos dados dos clientes deve ser uma prioridade. Com o aumento das vendas na Black Friday, aumentam também as tentativas de fraudes. Pensando nisso, a empresa precisa estar comprometida em implementar estratégias para promover experiências seguras aos clientes.

Algumas dessas estratégias incluem monitoramento e a remoção de páginas de phishing, informativos e soluções de proteção aos dados na loja virtual.

  1. Ofereça um bom atendimento pré-venda e pós-venda

O atendimento também é peça fundamental para o sucesso das vendas. Com uma equipe bem treinada e canais eficientes, sua loja conseguirá tirar dúvidas e dar orientações na pré-venda, eliminando obstáculos para que a venda seja concluída.

Além disso, a pós-venda também precisa ser trabalhada. Você terá investido para criar esses relacionamentos, e não vai querer perdê-los, não é verdade? Então, aposte em um bom acompanhamento para fidelizar esses clientes.

  1. Faça uma boa gestão de estoque

Ter produtos suficientes para a entrega é uma necessidade básica que não pode ser negligenciada. Afinal, é muito frustrante não concluir a compra porque o produto acabou, depois de todos os esforços para atrair os clientes.

Por isso, é preciso manter o controle constante sobre o estoque. Assim, o ideal é que sua loja virtual seja integrada ao sistema de gestão. Dessa forma, você terá um controle dinâmico e automático, em vez de depender da conferência manual — o que aumentaria e muito as chances de erros.

Com todas essas estratégias e dicas que compartilhamos aqui, a Black Friday da sua loja tem tudo para ser um sucesso. Lembre-se que é uma campanha importante que pode alavancar sua marca e ajudar a aumentar sua carteira de clientes para eventos futuros.

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