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O que é cross border e como ele pode alavancar o e-commerce

Você sabe como funciona a estratégia de cross border? Entenda como essa tendência pode ajudar a expandir os lucros do seu e-commerce!

Ao passo que a loja física tem limites geográficos claros, o e-commerce permite que o empreendedor envie seus produtos para qualquer parte do país. Mas sabia que você pode ir além? O cross border é uma prática de negociação que dá condições de vender seus produtos para o exterior. 

Neste artigo, vamos explicar mais profundamente o que significa esse conceito e como você pode aplicar em seu negócio para ampliar seu alcance e, consequentemente, seus lucros. 

O que é cross border? 

Cross border, ou cross-border trade, é uma expressão de língua inglesa que pode ser traduzida como “comércio transfronteiriço”. Refere-se à prática comercial de ampliar as vendas para outros países, fazendo com que seus produtos cruzem a fronteira. 

Essa tendência de cross border está diretamente ligada ao setor logístico, propondo soluções de entregas que vão além das fronteiras entre países ou jurisdições. Apesar disso, quando a negociação é feita entre clientes e lojistas que usam o mesmo idioma ou a mesma moeda, nem sempre o processo é visto como um cross border. 

Esse tipo de negociação já é bastante praticado entre países como Índia, China, Estados Unidos, e o Brasil também não está fora dessa tendência. Segundo o Balanço do Setor de Meios de Pagamento de 2020, os brasileiros gastaram mais de R$ 16 bilhões com compras no exterior, já os estrangeiros deixaram por aqui mais de R$ 10 bilhões comprando em nossas lojas. 

É verdade que, ao avaliar os números, percebemos uma grande queda no período em decorrência da alta do dólar e do fechamento das fronteiras motivada pelo avanço do coronavírus. Mas, na medida em que a pandemia é controlada, esse volume de operações tende a retomar o crescimento. 

Os principais produtos comercializados no cross border são sapatos, roupas, joias e acessórios do gênero, além de produtos de beleza, saúde e componentes de hardware. Itens não tangíveis também entram na lista, como aplicativos, músicas e outros tipos de mídia. 

Qual sua importância para os negócios digitais? 

Iniciar uma estratégia de cross border pode significar um grande avanço para o negócio. Considere alguns desses impactos. 

Aumento das vendas 

Ao iniciar as vendas para o exterior, a empresa entra em um novo mercado, abrindo margem para muito mais oportunidades e ampliando seu público consumidor. Consequentemente, teremos aumento das vendas e do faturamento. 

Mais parcerias de sucesso 

Quando a empresa vende para fora, é possível acessar um novo mercado de fornecedores. Assim, fica mais fácil fazer parcerias para importar insumos para os seus produtos com preços muito mais baratos, conseguindo reduzir bastante seu custo de produção. 

A ideia é simples: você entra no mercado internacional e ganha visibilidade para encontrar novos fornecedores que apresentem condições mais vantajosas para o seu negócio. 

Menor exposição a riscos 

Todo negócio está sujeito a riscos. Mas se sua empresa vende para um público limitado de pessoas, os riscos certamente serão menores. 

Por outro lado, se o empreendimento diversifica o mercado consumidor, atingindo um campo internacional, por exemplo, o negócio não fica dependente da economia local. Assim, se o cenário econômico nacional não for favorável, é possível obter vantagens com a exportação. 

Aproveitamento de incentivos fiscais 

Existem órgãos brasileiros que incentivam a exportação por meio de vantagens tributárias, o que permite ao empreendedor ganhar competitividade com produtos nacionais. Assim, sua contabilidade fica mais simples, você paga menos tributos e até mesmo é isento de alguns impostos, como ICMS, ao comprar insumos de produtos que serão exportados. 

Como operar com cross border?  

Embora o cross border converse diretamente com a logística, para que essa estratégia se concretize, é importante haver uma convergência bem planejada entre plataformas de vendas, transportadoras, órgãos governamentais e outros agentes. Não é preciso desanimar, pois os principais aspectos que precisam ser considerados para a operação são as seguintes: 

Análise do mercado consumidor 

É preciso avaliar o comportamento de compra online do mercado para onde deseja vender a fim de descobrir se há espaço para seus produtos. Se a demanda for atendida pelo comércio local, a exportação pode não ser uma boa opção se não houver preços competitivos. 

Legislação aplicada no local de venda 

Você encontrará diferentes regras sobre os itens que você deseja vender. Por isso, é importante entender como funciona a legislação e as normas aplicáveis. Por exemplo, produtos alimentícios tem regras quanto à embalagem, as informações descritas e o armazenamento, por exemplo. 

Canais de vendas e captura de pagamento 

Há no mercado diferentes canais para efetuar pagamentos internacionais. Mas é necessário verificar qual sistema é mais bem absorvido no país consumidor. Lembre-se que é preciso aceitar aquilo que for de preferência do cliente. 

Logística 

O processo logístico precisa ser muito bem estruturado, pois esse é um dos grandes diferenciais. Nesse quesito, considere os custos, a previsibilidade e a confiabilidade das operações. 

Se você vender diretamente de uma loja virtual própria, terá duas opções: responsabilizar-se diretamente pelo envio, contratando transportadoras e Correios, ou usando empresas que farão a intermediação. A primeira opção trará mais lucros, pois retira um agente e permite isenções tributárias. 

Como expandir através do Cross Border? Confira as dicas! 

Existem vários passos que você pode tomar para expandir suas atividades por meio do cross border: 

  • selecione e pesquise os países para os quais deseja exportar; 
  • defina os melhores produtos que serão mais bem absorvidos pelo mercado; 
  • conheça os processos logísticos para vendas internacionais. Lembre-se de que esse aspecto é um dos pontos mais críticos; 
  • não se esqueça de alguns documentos importantes que serão exigidos pela alfândega, como fatura proforma, fatura comercial, Nota fiscal, Formulário AWB e Certificado de Origem; 
  • Cuide da tradução das descrições dos produtos, bem como o atendimento no idioma de destino. 

A globalização e o estreitamento dos mercados promovem a prática do cross border. Essa estratégia, sem dúvidas, traz grandes vantagens aos negócios, aumentando os lucros e abrindo mais oportunidades de crescimento para a empresa. Para dar certo, no entanto, é importante um bom planejamento e conhecimento apurado sobre o mercado onde deseja investir. E então, está preparado para essa tendência? 

Saiba ainda mais sobre Cross Border ouvindo o EP12 do AdiqCast!

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