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O que é cartão private label?

O cartão private label é uma ferramenta de crédito emitida por empresas de varejo para seus clientes. Entenda as vantagens do cartão de loja!

O cartão Private Label, mais conhecido como cartão de loja, é uma ferramenta de crédito que só pode ser utilizada pela rede que o emitiu. Servindo como um substituto ao crediário ou carnê, tem sido uma estratégia muito eficiente para fidelizar clientes e aumentar o ticket médio do negócio. 

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre como funcionam os cartões Private Labels, quais suas vantagens tanto para clientes quanto para empresas. 

O que é cartão private label? 

Os cartões private label são meios de pagamentos emitidos por empresas varejistas que só podem ser utilizados nos estabelecimentos da rede que o emitem. Não são vinculados a nenhuma bandeira. Por isso, os usuários não podem usá-los em outras lojas. 

O conceito vem do inglês que em tradução livre significa “cartões de marca própria” e se referem a cartões de loja que são personalizados com a marca da empresa que os fornece para seus clientes. Dessa forma, a empresa tem a liberdade de agregar outras vantagens e benefícios à ferramenta. 

Ele se torna uma ótima opção para clientes que não conseguiram cartões com bandeira, mas precisam de crédito para efetuar suas compras a prazo. 

Como funciona? 

Os cartões private label são geralmente feitos por grandes redes varejistas, como supermercados e farmácias. Em tese, qualquer varejo pode ter seu próprio cartão com sua própria marca. Mas ele tem algumas opções de como fornecer esse crédito. A empresa pode contratar: 

  • uma processadora de cartão de crédito para ela mesma gerenciar os pagamentos; 
  • uma instituição financeira para fornecer essa estrutura; 
  • empresas de tecnologia especializadas em cartão private label. 

Após a contratação, são criados cartões de crédito com a própria identidade visual (nome e logo), como se a própria marca tivesse elaborado o cartão. Daí então, o cartão pode ser utilizado em campanhas de marketing e atrelado a outras vantagens, como programa de fidelidade, descontos especiais ou outras condições mais interessantes. 

Vantagens do cartão private label 

Agora que ficou mais claro o que é e como funcionam os cartões private label, conheça algumas vantagens de fornecer esses serviços para os clientes. 

Acesso a dados de clientes 

Quando o cliente usa o cartão private label, as marcas podem ter acesso aos seus dados de compra, contanto que o usuário permita esse compartilhamento. Dessa forma, essas informações podem ser usadas para fornecer aos clientes produtos e serviços personalizados, que se ajustem ao seu perfil de compra. 

Assim, as estratégias de marketing e de vendas ficam mais eficientes, e a experiência do cliente se torna ainda mais satisfatória. 

Redução de custos 

Um dos benefícios mais destacados é a possibilidade de reduzir custos com taxas de cartões com bandeiras. O processamento de cartões de crédito convencionais, embandeirados, incluem taxas que chegam a 3,5% de cada transação. Imagine o que isso representa do volume total de transação a cada mês. 

Por outro lado, no private label, essas taxas de processamento podem ficar em torno de 0,5%, a depender do tipo de transação. Isso é uma economia bastante significativa, não é mesmo? 

Fidelização do cliente 

Normalmente, essa é uma das principais vantagens que as empresas buscam ao contratar um serviço de cartões private label. Por meio dessa ferramenta, o varejo apresenta mais vantagens aos seus clientes com linhas de crédito atraentes. Isso por si só não somente gera um fluxo maior de vendas, mas também motiva o cliente a voltar mais vezes ao estabelecimento. 

O cliente satisfeito também costuma recomendar a marca para outros, compartilhando os benefícios que vivenciou. Lembre-se que o cliente terá um cartão adicional de forma gratuita, que não afetará seu crédito de cartões adicionais, com vantagens exclusivas e um prazo generoso para pagar. 

Aumento do ticket médio das vendas 

Com um crédito adicional fornecido pela loja, o cliente pode fazer compras maiores e parcelas conforme seu planejamento. Além disso, uma vez que existem outras vantagens agregadas às estratégias do private label, o cliente pode aproveitar as facilidades e comprar em ofertas específicas. 

Fortalecimento da marca no mercado 

Com o private label, sua marca será impressa no cartão, na fatura e em outros canais de comunicação da empresa. Toda vez que o cliente fizer compras, o negócio fica em evidência, tornando sua empresa sempre uma das principais opções. 

Assim, a identidade da empresa fica mais fortalecida. Isso gera um efeito muito positivo no segmento de atuação diante da concorrência, porque sua marca se torna referência no mercado. 

Diferença entre cartão private label e cartão white label 

Algo importante para ressaltar é a diferença entre o private label e o white label, também disponível para as empresas no mercado de meios de pagamentos. O que confunde as duas modalidades é que ambas permitem que a empresa imprima sua marca no cartão. 

Outra semelhança é que elas podem ser integradas à plataforma de white label para serviços financeiros digitais, embora o private label tenha suas limitações em termos de operações financeiras. Além disso, sendo um cartão de crédito sem bandeira, o private label tem outras restrições e características. 

Como já mencionamos, o private label não tem bandeira e, por isso, não está integrado ao arranjo de pagamentos de modo a permitir o uso em outros estabelecimentos. Por outro lado, o white label, que também é conhecido como co-branded, é registrado com uma bandeira. Assim, o usuário tem a liberdade de fazer compras em outros estabelecimentos. Confira um comparativo. 

Private Label 

  • As transações só podem ser feitas na rede da empresa. 
  • A rede varejista que define o limite. 
  • Só pode ser utilizado para compras a prazo. 
  • Não é possível fazer compras internacionais, a não ser que a rede tenha estabelecimentos sediados no exterior. 

White label 

  • O cliente pode fazer compras em diferentes lojas, independente da marca. 
  • O limite de crédito depende da bandeira. 
  • Também pode ser usado para compras no débito e no pré-pago. 
  • Conforme o que for acordado entre a marca e bandeira, pode permitir compras internacionais. 

Em um cenário de grande concorrência, em que surgem muitas instituições fornecendo facilidades no crédito, fornecer um cartão private label com vantagens exclusivas se torna um grande diferencial. Ele tem o potencial de atrair mais clientes, fidelizar seu público e ainda fortalecer a marca no segmento. 

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