Categorias
Financeiro

Conta digital, conta pagamento e conta corrente: é tudo a mesma coisa?

Sabe a diferença entre conta digital, conta corrente e conta de pagamento? Neste post, detalhamos as características e vantagens de cada uma delas. Leia e saiba mais!

Nos últimos anos, presenciamos uma verdadeira explosão de empresas com forte base tecnológica que trabalham no setor financeiro — as chamadas fintechs. Com isso, termos como conta digital e conta de pagamento se tornaram muito comuns. Muitos clientes, no entanto, não entendem bem o conceito por trás dessas soluções e o que elas têm a ver com a já conhecida conta corrente. 

Para ajudar você a esclarecer essa confusão e o que está incluído nesses serviços, preparamos um post completo sobre o assunto. Entenda também casos em que cada um deles são indicados. 

O que é uma conta corrente? 

Uma conta corrente, também conhecida pela sigla CC, é uma conta bancária que fornece ao cliente diferentes soluções para depositar dinheiro e fazer movimentações financeiras. 

Conforme o pacote de serviços contratado, ela pode ser gratuita ou exigir uma tarifa de manutenção. Ao contrário da conta poupança, na conta corrente o cliente tem maior liberdade para fazer movimentações financeiras, como saques e transferências. Mas dependendo da franquia, essas operações podem ser gratuitamente ilimitadas ou pagas a partir de um número de movimentações. 

Para abrir uma conta corrente, é necessário apresentar documentos pessoais, como identificação com foto e CPF — o que pode variar de banco para banco. Além disso, dependendo da instituição, pode ser necessário se dirigir até uma agência para fazer a abertura da conta. 

Em todas as contas correntes, o usuário terá acesso a um internet banking, no qual poderá fazer a maior parte das movimentações contratadas, como emitir extratos e comprovantes, visualizar movimentações bancárias, fazer pagamentos e transferências. 

O cliente também terá à disposição redes bancárias próprias ou da rede Banco24Horas para fazer saques e depósitos. Também receberá um cartão de débito para fazer compras e pagamentos. Se desejar, conforme o plano escolhido, também tem acesso a cheques para fazer pagamentos. 

Uma característica específica da conta corrente é que ela não foi projetada para armazenar dinheiro. Ou seja, se seus recursos ficam parados ali, eles não rendem. Em outras palavras, o banco fica com seu dinheiro e usa para suas operações, mas não vai pagar juros a você. Afinal, por ser uma conta corrente, você não dá precisa de garantia que vai manter o dinheiro parado ali. 

O que é uma conta de pagamento? 

A conta de pagamento é uma conta gerenciada por meio de plataforma criada por uma empresa que presta serviços financeiros. Assim, não é necessário ser um banco para fornecer uma conta de pagamentos para seus clientes.  

Em uma conta de pagamento, o cliente tem recursos muito semelhantes a uma conta corrente. Poderá, obviamente, fazer pagamentos de boletos e contas de consumo, fazer transferências, entre outras operações. O cliente também pode receber um cartão de crédito e débito, caso a empresa forneça.  

A maior parte das contas de pagamento são gratuitas, livres de tarifas, além de oferecer rendimentos. Ou seja, o dinheiro parado já rende, já que as empresas aplicam os recursos em títulos públicos, por exemplo. E não é preciso duvidar da segurança dessas instituições porque, assim como os bancos, elas são reguladas pelo Banco Central. 

As contas de pagamento são bastante práticas, e a abertura não tem burocracia. Em muitos casos, basta fazer um cadastro simples, embora mais informações possam ser solicitadas posteriormente caso o usuário queira ter acesso a serviços adicionais. 

E quanto à conta digital? 

As contas correntes e contas de pagamentos também podem ser contas digitais. Como assim? Acontece que as contas digitais são aquelas que são abertas e gerenciadas pela internet. Elas se tornaram muito comuns por meio das fintechs. 

Anos atrás, o processo de abertura de uma conta bancária era muito burocrático — e ainda é em algumas instituições físicas. O cliente precisava ir até uma agência bancária, levar diversos documentos, ler e assinar contratos enormes etc. Até hoje, as contas correntes tradicionais exigem que o cliente vá até alguma agência para resolver problemas em sua conta. 

As contas digitais trouxeram muitas vantagens aos usuários. Todo o processo de abertura ocorre online, por um aplicativo — inclusive o envio de documentos. A maior parte delas exige que você tire uma selfie segurando o documento de identificação. Em outras, é necessário até fazer um breve vídeo, mas tudo isso são procedimentos de segurança para validar a identidade do usuário. 

Depois de aberta, a conta digital pode ser gerenciada pelo aplicativo e, em muitas instituições, pelo internet banking. Tudo pode ser resolvido no próprio app, por e-mail ou pelo telefone, dando muito mais praticidade aos clientes. Essa revolução vai fazer com que uma geração inteira nunca precise enfrentar uma fila de banco. 

Mas se a conta é digital, como é possível fazer depósitos e saques? Bem, os procedimentos e as tarifas variam. Alguns dos bancos físicos fornecem contas digitais, de modo que é possível usar seus terminais e agências para fazer saques e depósitos. Bancos digitais também permitem fazer operações no Banco24Horas. 

Já as instituições que fornecem contas de pagamento que não fazem parte da rede bancária podem cobrar uma tarifa para fazer saques nestes terminais. Os depósitos podem ser feitos via boleto bancário ou transferências por TED e PIX, o que garante a gratuidade da operação.  

Qual delas é a melhor para mim? 

Agora que você entendeu melhor a diferença entre cada uma dessas modalidades, é preciso avaliar quais as suas necessidades e assim descobrir qual a melhor opção para você.  

A recomendação de muitos especialistas é que você tenha pelo menos uma conta bancária em uma instituição física. Dessa forma, você garante a vantagem de contar com terminais físicos para saque, sem cobranças adicionais. Já as contas de pagamento, você pode ter quantas quiser, afinal, a maior parte delas é gratuita. Além disso, ter uma conta digital hoje é essencial para economizar nas suas movimentações bancárias. 

E você? Quais dessas modalidades de conta você já tem? Qual sua preferência? Conta corrente, conta digital ou conta de pagamento? Independentemente da sua preferência, saiba que essa livre escolha está gerando um mercado financeiro mais competitivo e muito vantajoso para todos os usuários. 

Aqui no blog da Adiq, sempre compartilhamos dicas para fazer seu negócio crescer ainda mais. Então, nos acompanhe nos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *