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Biometria no mercado de pagamentos: Saiba como funciona

Pagamentos com biometria estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia. Qual o potencial dessa tecnologia no mercado financeiro? Entenda melhor neste artigo!

O Brasil tem um histórico muito marcante no mercado financeiro. Como uma das nações mais evoluídas em legislação e soluções de pagamentos, temos hoje diversas tecnologias que facilitam a transação de dinheiro entre pessoas e empresas por meios eletrônicos. Mas um dos aspectos que pouco evoluiu foi a autenticação do indivíduo. Por isso, os pagamentos por biometria podem gerar uma importante disrupção nesse campo.

A biometria como modo de autenticação é um tema que extrapola as discussões sobre os meios de pagamentos. Na verdade, é uma técnica que, se amplamente utilizada, pode causar um impacto social muito significativo.

Neste artigo, nos concentramos em como os pagamentos por biometria funcionam, o que já temos hoje aqui no Brasil e quais são as potencialidades desse modelo.

O que é biometria?

A biometria é um conjunto de características físicas ou comportamentais humanas utilizadas para identificar uma pessoa no meio digital. Essa identificação serve como solução de autenticação para ter acesso a dispositivos, dados ou sistemas. Os principais identificadores biométricos adotados hoje são as impressões digitais, a voz, o reconhecimento facial ou mesmo o padrão de veias do pulso.

É uma tecnologia bastante popular presente em boa parte dos smartphones disponíveis no mercado hoje. Essa forma de autenticação compara dois padrões de informações: um definido pelo usuário, e o outro pelo visitante que interage com o sistema no momento. A ideia é que a correspondência seja praticamente a mesma.

A biometria tem se tornado cada vez mais comum não apenas nos dispositivos pessoais do usuário, mas também em sistemas de segurança do governo, de empresas e em lojas. O objetivo é validar a autenticação dos usuários com o maior nível de segurança possível, sem prejudicar a experiência do usuário. Afinal, as pessoas lidam com cada vez mais sistemas, e é praticamente impossível lembrar-se de todas as senhas, PINs e tokens. Na biometria, exige-se uma intervenção menor do usuário.

Como funciona atualmente no Brasil?

Um estudo realizado pela Visa atestou que 90% dos brasileiros veem maior facilidade na autenticação via biometria. Além disso, a maior parte dos consumidores já utiliza o recurso, e cerca de 60% usam com regularidade. A percepção não está apenas na comodidade, mas também na segurança. 48% entendem que a biometria é mais segura que senhas convencionais.

A pesquisa apontou ainda que existe no Brasil uma grande tendência de o mercado absorver a tecnologia em grande escala, uma vez que 98% dos entrevistados têm interesse em utilizar a biometria para validar sua identidade ou mesmo para fazer pagamentos.

Nesse caso dos pagamentos com biometria, o interesse maior dos usuários (cerca de 63%) é direcionado a impressão digital, enquanto o reconhecimento ocular e facial fica com 42% e 41% em níveis de interesse.

E a biometria no mercado financeiro/de pagamentos?

Com essa larga absorção no uso da biometria por parte da população, fica fácil de entender por que há grande interesse por parte dos bancos e de outras instituições financeiras na adoção dessa tecnologia como modo de autenticar seus usuários e validar transações. Em alguns bancos como Banco do Brasil e Bradesco, é possível fazer transações e saques sem cartão nos apps, bastando usar a biometria.

Nos smartphones, a biometria já é largamente utilizada para substituir senhas em apps de bancos e contas de pagamento, aprimorando significativamente a usabilidade.

Outros países, porém, já estão bem avançados e praticamente anularam o uso de dinheiro. Na China, por exemplo, o mercado dos pagamentos por biometria é liderado por empresas de pagamentos móveis, como o AliPay, que usam impressão digital ou mesmo reconhecimento facial para validar as transações. Sim, em muitos estabelecimentos, é possível fazer compras apenas com o reconhecimento dos padrões da face. O cliente é identificado em um terminal, e a cobrança é feita via aplicativo. Assim, nem é necessário ter caixas.

O sucesso dos pagamentos via biometria não se concentra apenas na Ásia. Na Europa e no Oriente Médio, a tendência tem se fortalecido e aumentado o número de usuários e instituições financeiras investindo na tecnologia.

Por que usar a biometria para aprovar pagamentos?

Existem inúmeras vantagens em adotar sistemas de autenticação de pagamentos via biometria. Em primeiro lugar, temos a questão da segurança. A biometria aumenta os mecanismos de proteção e detecta fraudes com maior facilidade, especialmente em compras online. Afinal, a biometria é uma característica única de cada indivíduo identificada com alta precisão.

Outro benefício que fica evidente nas pesquisas é a experiência do cliente. Uma vez que a biometria dispensa a necessidade de gravar um grande volume de senhas, a interação com os sistemas e dispositivos fica muito mais fluida, pois muitas barreiras nesta comunicação são dispensadas.

Há grandes chances de os pagamentos com biometria se tornarem o padrão de autenticação a médio prazo. A identificação digital no Brasil avança, e as soluções de biometria têm um importante papel nessa evolução.

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