Categorias
Meios de pagamentos

Retentativa de pagamento: o que é e como funciona?

Como a retentativa de pagamento pode contribuir para a retenção de clientes? Entenda melhor como funciona esse recurso dentro da solução de recorrência da Adiq.

Um dos grandes motivos que fazem o consumidor desistir da compra são problemas no meio de pagamento. O cartão de crédito, preferido por 52% dos clientes, pode apresentar falhas, como recusa da operadora por limite estourado ou bloqueio no app do cartão. Se o cliente precisar inserir todos os seus dados novamente, as chances de abandono são muitas. Aí entra a retentativa de pagamento.

Esse recurso permite que cobranças não autorizadas sejam automaticamente refeitas, contribuindo para aumentar as taxas de conversão. Neste artigo você vai entender quais as vantagens da retentativa e como funciona o processo na solução de recorrência da Adiq.

O que é retentativa de pagamento? 

A retentativa de pagamento é uma nova transação feita automaticamente para recuperar uma cobrança por cartão de crédito que não foi autorizada. Assim, caso haja alguma falha no processo (como um erro de conexão com a adquirente), uma nova tentativa pode ser feita para validar a operação. Ela é muito utilizada nas transações recorrentes como a assinatura de revistas ou streaming, por exemplo.

Como funciona? 

Para entender melhor como funciona a retentativa de pagamento, é importante esclarecer como funciona o fluxo de pagamento com cartões. Para que a transação seja feita, ocorre uma comunicação entre o lojista, o credenciador, o banco que emitiu o cartão onde o cliente tem conta e as bandeiras.

Na comunicação entre esses agentes, podem ocorrer falhas, como um credenciador fora do ar ou demora na resposta do emissor. Dessa forma, com a tentativa,

No entanto, a retentativa de pagamentos só pode ser feita se o motivo da recusa for passível de uma futura aprovação. Por exemplo, se o cliente errou a senha ou digitou incorretamente os dados cadastrais, não importa quantas vezes a operação seja refeita, o erro persiste.

Por esse motivo, a Visa, por exemplo, definiu regras específicas para as tentativas. Alguns códigos de recusa foram permitidos:

  • 05 – autorização recusada;
  • 51 – insuficiência de fundos;
  • 61 – excede o limite de valor de aprovação;
  • 65 – excede o limite de frequência de retiradas.

Alguns códigos não permitem que ocorra a retentiva:

  • 14 – número de conta inválido, ou seja, conta não existe;
  • 54 – cartão já vencido;
  • 57 – transação não permitida (embora se permita a atualização automática do cartão).

Nesses casos, não faria sentido tentar novamente, pois a resposta seria a mesma. Lembre-se que todo esse processo de decidir se haverá uma retentativa e as vezes que ela ocorre é invisível para o cliente e traz muitas vantagens tanto para o consumidor quanto para a loja.

Quais as vantagens? 

Os melhores gateways de pagamentos do mercado fornecem ferramentas inteligentes para retentativa que dão resultados para as vendas da empresa e a satisfação do cliente.

Aumenta as conversões

Em vez de perder a venda em uma transação mal-sucedida, a retentativa aumenta as chances de conversão. O erro que gerou a recusa na primeira operação pode não ocorrer na segunda tentativa. Assim, uma parcela de vendas que seriam perdidas é resgatada.

Experiência positiva para os clientes

A experiência de não ter a compra autorizada ou até mesmo de precisar registrar todos os lados novamente pode ser bastante desagradável para o consumidor. Por isso, ele pode desistir e tentar comprar em outra loja.

No entanto, com a retentativa, o processo ocorre no background, fora da visão do cliente. Dessa forma, o checkout é muito mais fluido e as chances de fidelização são maiores.

Agora que você já sabe como funciona a retentativa, e que ela é, na maioria da vezes, utilizada como funcionalidade no produto de recorrência, chegou o momento de explorar um pouco mais a recorrência aqui na Adiq.

Como funciona a solução de recorrência na Adiq? Confira nossos diferenciais!

A solução de recorrência da Adiq apresenta diferenciais importantes que ajudam seu negócio na cobrança de serviços com pagamento recorrentes, reduzindo o risco de perder clientes. Você vai encontrar em nossa ferramenta:

  • funções mais flexíveis para configurar a periodicidade da cobrança do plano;
  • recurso de tokenização do cartão para que os dados do usuário possam ser armazenados com segurança e assim usados em futuras compras, sem a necessidade de o cliente inserir novamente todas as informações de pagamento;
  • maior facilidade na gestão do plano
  • integração por meio de API ao Gateway para assinatura, sem que o cliente precise estar presente, o que chamamos de cartão não presente.

Essas características da recorrência da Adiq permitem que nossos parceiros contem com diferenciais importantes. Vamos abordar algumas delas, que permitem inclusive a retentativa de pagamento. Veja só!

Cancelamento de parcela

No pagamento recorrente, as cobranças são feitas dentro da recorrência configurada e acordada com o cliente. Isso é feito até que o plano seja encerrado. Mas é possível que você queria “pular” alguma parcela como uma forma de bonificar o cliente ou em alguma promoção.

Na solução da Adiq, isso é possível. Você tem a opção de cancelar parcelas específicas nos meses subsequentes ao início da assinatura.

Função de test-drive

Uma das principais formas de atrair mais clientes e ajudá-los a conhecer seus serviços antes de prosseguir com a assinatura é fornecer um período gratuito de experimentação. Ao mesmo tempo, para evitar perder o cliente, ele pode já cadastrar o cartão de crédito logo de início, mas a cobrança será feita apenas após um período específico.

Esse período de degustação é praticado por muitas grandes empresas, como Netflix, Google e Spotify. E para tornar essa estratégia possível, a Adiq fornece essa função. Além disso, se o cliente desejar trocar o cartão, ele pode fazer isso sem que a assinatura seja interrompida.

Retentativa de cobranças

É muito comum que ocorra casos de a cobrança recorrente ser feita no cartão, mas o pagamento não ser aprovado. Isso pode acontecer por falta de limite no cartão, por exemplo.  Por isso, o motor de recorrência da Adiq fornece ferramentas para configurar até quatro retentativas de pagamento em um prazo de até 16 dias contando a partir do primeiro disparo.

A ideia é garantir que o negócio não perca essa cobrança ao mesmo tempo assegurar que o cliente tenha uma excelente experiência em sua relação com a empresa.

A retentativa de pagamento é um recurso fundamental para que o negócio não perca cobranças, o que poderia gerar retrabalhos desnecessários ao cliente. Com a solução da Adiq, você conta com todos os recursos que a sua empresa precisa para manter uma boa gestão de pagamentos recorrentes.

Gostou do post? Então, acompanhe os próximos artigos do nosso blog e siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *