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O que é embedded payment?

Já ouviu falar no embedded payment? Essa ferramenta permite integrar meios de pagamento em plataformas e outras aplicações. Entenda melhor como funciona!

Toda pessoa responsável por um e-commerce sabe que, no processo de compra, é importante retirar todos os atritos que possam impactar negativamente a decisão de compra do consumidor. Uma dessas soluções é o embedded payment, que torna o processo muito mais fluido e rápido. Sabe como funciona e quais suas vantagens? 

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o embedded payment, suas características e aplicações em diferentes tipos de negócios. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é embedded payment? 

Embedded payment é um serviço fornecido por algumas empresas especializadas do setor financeiro que permitem integrar diversos meios de pagamentos às suas plataformas de compra, como lojas virtuais e aplicativos. 

Assim, em vez de o cliente ser redirecionado para fora do site ou plataforma, todo o processo de pagamento é feito dentro de um único ambiente. Dessa forma, além de agilizar a operação, gera mais credibilidade à marca. 

O pagamento integrado também pode ser aplicado às lojas físicas, no sistema utilizado no caixa. Ao fazer a leitura dos produtos comprados, o operador seleciona o método de pagamento, cartão de crédito, débito, Pix ou alguma carteira digital. Os dados são enviados automaticamente e, após a autorização da compra (via maquininha de cartão ou aplicativo), o sistema já emite o cupom fiscal. 

Como ele funciona? 

Do ponto de vista do cliente, toda a mecânica é invisível, pois acontece  por detrás das telas, incorporada a sua experiência de compra. Para a empresa, o meio de pagamento é conectado a sua plataforma de vendas, permitindo que o checkout seja feito em apenas uma tela. 

Para isso, ao fazer o cadastro, as informações do cliente ficam armazenadas (normalmente, quando se faz a primeira compra). Então, ao realizar o pagamento, em vez de precisar acessar ou ser redirecionado para uma nova ferramenta, o cliente realiza todo o procedimento no mesmo ambiente. Assim, como o cadastro fica gravado, também não é necessário que o cliente informe novamente todos os dados de pagamento a cada nova compra. 

Essa integração é feita de modo bem prático por meio de APIs de pagamento, que são um conjunto de instruções ou códigos de programação que fazem a ponte entre sua plataforma e a instituição financeira. 

Quais as vantagens? 

O embedded payment pode ser aplicado em diferentes plataformas de compras para garantir maior fluidez e segurança às operações. Essa estratégia gera muitas vantagens ao negócio.  

Reduz custos 

A integração via API é bastante simples. A empresa também reduz custos por não precisar desenvolver uma plataforma de pagamentos ou contratar pessoal especializado para gerenciar esses processos. 

Reduz chances de erros 

A automatização do processo de compra reduz muitos erros. Afinal, as interações humanas serão diminuídas, ou até excluídas. Cobranças são feitas de forma automatizadas e valores são repassados para o meio de captura de pagamento de modo automático. 

Contribui para a decisão de compra 

Especialmente nas compras online, a desistência de compra é um grande problema. O percentual de clientes que abandonam o carrinho, segundo uma pesquisa da empresa britânica SaleCycle, pode chegar a 79%. Ou seja, são quase 8 em cada 10 clientes que mudam de ideia. 

Os motivos podem ser muitos. Alguns deles estão relacionados a métodos insuficientes de pagamento, à falta de segurança para inserir dados financeiros e à recusa do cartão de crédito. Ou seja, o checkout é um fator relevante na decisão de compra. 

Quando a empresa adota o embedded payment, ela consegue retirar esse atrito no processo de compra. Em primeiro lugar, será possível fornecer diferentes meios de pagamento para o cliente escolher qual melhor atende sua necessidade. 

Uma ferramenta integrada também pode contar com serviços de retentativa de pagamentos, reduzindo as chances de falhas com cartão (especialmente no que se refere à comunicação com a adquirente). Dessa maneira, fica mais fácil o cliente concluir o processo. 

Fortalece força da marca 

Como já mencionamos, muitos desistem da compra por terem receio de inserir dados sensíveis, como cartão de crédito, especialmente quando o cliente é redirecionado para uma outra plataforma para realizar o pagamento. 

Com o embedded payment isso não acontece, uma vez que tudo ocorre em apenas um ambiente. Além disso, a marca conta com uma ferramenta desenvolvida por especialistas do setor, que adotam as soluções de segurança mais avançadas para proteger os dados dos usuários. 

Como o embedded payment pode ajudar no crescimento de vendas? 

Não há dúvidas de que o embedded payment traz vantagens suficientes para fazer seu negócio ganhar força no mercado. Em primeiro lugar porque torna suas operações de pagamento mais escaláveis. Como assim? Em vez de proceder com essas atividades de modo manual, tudo pode ser automatizado, permitindo um fluxo maior de pagamentos. 

Além disso, ao incorporar novas soluções de pagamento ao seu e-commerce ou ao seu aplicativo, a empresa alcança um controle maior sobre seus processos de pagamento.  

Com as informações geradas, é possível otimizar sua gestão financeira, bem como entender o comportamento de consumo do seu público. Com essas informações, o negócio pode criar estratégias adaptadas às necessidades dos clientes. 

Muitas dessas estratégias podem estar relacionadas a serviços financeiros, mesmo que o negócio não seja especializado nesse setor. Por exemplo, a Uber consegue usar os dados de pagamentos para manter um programa que ajuda motoristas a abastecer os veículos. 

O embedded payment impacta o negócio de uma forma ainda mais profunda, pois o processo de pagamento deixa de ser uma operação à parte e se integra aos demais processos da empresa. 

Essa troca de informações contribui para a automatização. Assim, um processo que começou com o pagamento de um produto desencadeia uma série de ações, como emissão de notas fiscais, separação e atualização de estoque, entre outros. 

O embedded payment é mais comum do que parece. Afinal, do lado do consumidor, os processos de pagamento funcionam de modo fluido e ágil, ou seja, é um processo invisível. E é exatamente isso que contribui para uma ótima experiência de compra. 

Gostou de saber mais sobre essa importante solução do mercado de meios de pagamentos? Aqui no blog sempre compartilhamos as novidades do setor. Continue nos acompanhando. Para não perder nada, nos siga nas redes sociais. Você nos encontra no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram. 

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