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Conheça o canal da ética da Adiq

Conhece o canal da ética da Adiq? Entenda como funciona a plataforma que auxilia na resolução de irregularidades e promove a cultura de conformidade em nossos processos!

A Adiq preza pela integridade, transparência, responsabilidade e conduta ética nas relações com todos os públicos com que se relaciona, sejam seus colaboradores, clientes, parceiros ou prestadores de serviços, por exemplo.

Por isso, disponibiliza o canal da ética, para garantir que os desvios sejam investigados e tenham consequências. As empresas, cada vez mais, têm reforçado a presença deste canal para garantir as boas práticas de Compliance, em respeito aos seus públicos interno e externo.

Por que criamos um canal da ética da Adiq? 

A Adiq criou um Código de Ética e Conduta que representa formalmente seus valores e princípios. Eles vão além das leis que regem o setor financeiro, servindo como um verdadeiro guia para definir condutas e atitudes que esperamos de nossos parceiros de negócios, colaboradores e outros que se relacionam conosco.

Apesar de todos os esforços em garantir a conformidade e o respeito às políticas definidas, problemas podem ocorrer e isso pode gerar riscos a clientes, colaboradores e à organização. Como mecanismo para garantir a integridade, a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que se relacionam com a Adiq, além de identificar e coletar dados sobre ocorrências e suspeitas de desvios de conduta, disponibilizamos o Canal da Ética.

O canal da ética da Adiq foi criado para dar voz a nossos parceiros, clientes e colaboradores. Por meio dele, podem ser apresentados relatos relacionados a comportamentos que foram contra nosso Código de Ética e Conduta, e políticas internas. Dessa forma, tomamos ciência do relato e o tratamos com as ações cabíveis.

Exemplos de ocorrências que merecem atenção e tratamento adequado:

  • vazamento de dados;
  • assédio moral e/ou sexual;
  • furtos;
  • corrupção;
  • suspeita ou confirmação de fraudes;
  • quaisquer tipos de discriminação, como racismo e homofobia;
  • bullying;
  • conflito de interesses;
  • lavagem de dinheiro.

Como funciona?

O canal de ética da Adiq é gerenciado por uma empresa terceirizada, a Contato Seguro, que é totalmente imparcial, sigilosa e independente de nossas atividades. Isso garante maior transparência e segurança aos dados compartilhados pelos usuários.

Ao acessar o portal do canal da ética da Adiq, você verá a opção “FAÇA SUA DENÚNCIA”. Seja pela plataforma ou por ligação, não é necessário se identificar.

Ao deixar seu relato, o caso é recebido pelos especialistas da Contato Seguro, que vão direcionar o processo para análise, investigação e resolução. Além disso, você ganha um número de protocolo, que poderá ser usado para monitorar a resolução do problema.

Há o risco de ser identificado? 

Não há risco pois todo o contato é feito no anonimato. Inclusive, profissionais especializados de uma empresa terceirizada que recebem e registram o caso. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a Adiq e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será relatado.

Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. Até mesmo o número do telefone e o IP do dispositivo não são identificados.

E é importante você saber:

  • O canal é 100% sigiloso;
  • As informações recebidas são confidenciais;
  • Não permitimos retaliação ao denunciante de boa-fé.

É preciso apresentar evidências para relatar algum caso?

Se você souber de algum desvio de conduta, não é necessário apresentar nenhuma evidência. Mas então como o caso é resolvido? Quando a Contato Seguro recebe um caso denunciado pelo canal da ética da Adiq, os responsáveis encaminham para o Comitê de Ética.

Daí, então, será iniciada uma análise para reunir todas as informações necessárias para que a tratativa seja feita. Essa avaliação prévia é importante para que o caso seja confirmado e assim sejam tomadas as ações adequadas.

No entanto, se desejar encaminhar alguma evidência, você também pode. No próprio sistema existe um campo para anexar qualquer tipo de arquivo, como áudio, foto, vídeo ou documentos de texto. Isso também vale para as denúncias feitas pelo telefone. Nesse caso, o atendente dará o passo a passo para que os arquivos sejam enviados.

Quais são os benefícios da existência de um canal da ética?

O Canal de Ética tem um importante valor tanto na prevenção quanto no tratamento de irregularidades. Sua simples presença já tem o poder de inibir muitos desvios de conduta, fortalecendo a cultura de transparência e integridade na empresa. Algumas das principais vantagens incluem:

  • redução de custos por prejuízos gerados por irregularidades, o que se traduz em um custo menor para o usuário final;
  • maior confiança na nossa marca;
  • minimização do risco de problemas judiciais;
  • promoção de um clima organizacional mais satisfatório entre os colaboradores;
  • prevenção de vazamento de informações;
  • abertura de um canal para os usuários se expressarem livremente, sem medo de represálias;
  • proteção de imagem da empresa e de nossos parceiros.

É possível acompanhar o caso após a denúncia?

Sim, e é muito fácil. Como mencionamos, você vai receber um número de protocolo para acompanhar sua denúncia. Na mesma página do Canal da Ética, digite o protocolo ao lado da lupa e clique na opção “CONSULTAR RESPOSTA”.

Por telefone também é muito simples. Ao fazer a denúncia, o atendente lhe transmite um número de protocolo. Anote. Lembre-se também que o Comitê que receber sua denúncia pode pedir mais informações via mensagem por meio da própria plataforma.

Então, o ideal é que você acesse o canal com certa regularidade para acompanhar o registro. Assim, você pode contribuir ativamente para a resolução do problema, mesmo que em anonimato.

O que fazer se quiser fazer reclamações ou dar sugestões sobre serviços e produtos da Adiq?

Lembre-se então que o Canal de Ética deve ser utilizado somente para questões éticas, ou seja, desvios de conduta e outras inconformidades. Portanto, não o use para tirar dúvidas, fazer reclamações ou dar sugestões sobre serviços e produtos que são fornecidos por nós.

Para esses casos, temos outros canais específicos, como a Central de Atendimento pelo número (11)4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br.

Quer fazer seu relato?

Usar nosso canal da ética é bem simples. Fique à vontade para:

O atendimento ocorre 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

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