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10 motivos para sua loja entrar de vez no mundo digital

Já pensou em começar a oferecer seus produtos e serviços online? Vamos mostrar 10 motivos para provar que investir no e-commerce e no marketplace pode ser uma ótima estratégia!

O crescimento do e-commerce e do marketplace é realmente espantoso. Uma recente pesquisa da Ebit/Nielsen revelou que, somente no primeiro semestre de 2020, as vendas pela internet cresceram cerca de 54% em comparação com o mesmo período do ano anterior — um montante de 57 milhões de pedidos.

As empresas já entenderam a força dessa estratégia, tanto que, segundo o mesmo relatório, 73,1% das transações comerciais online são feitas por lojistas que operam tanto no ambiente físico quanto no mundo virtual.

No entanto, muitos grandes varejistas se perguntam se é vantajoso montar, um marketplace, criando uma estrutura própria para que outras lojas parceiras possam vender em sua plataforma. Será mesmo o momento certo de investir nessa ideia?

Neste artigo, vamos mostrar para você 10 motivos que provam que você pode estar perdendo tempo — e dinheiro — por não expandir seus negócios para o mundo virtual. Ao mesmo tempo, entenda que ter um marketplace pode ser uma estratégia ainda mais produtiva para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Em primeiro lugar, é importante entendermos bem esses conceitos. Como o nome sugere, o e-commerce se refere ao comércio eletrônico, ou seja, qualquer tipo de transação de compra e venda feita pela internet. Assim, ele é o oposto das lojas físicas.

Existem diferentes plataformas para fazer e-commerce. Por exemplo, é possível vender por meio de um marketplace, um ambiente virtual que reúne diferentes lojistas em uma única plataforma de compras. Logo, montar um marketplace é similar a construir um shopping center virtual, entende?

O empreendedor também pode investir em sua própria loja virtual. Nesse caso, ele será responsável por contratar um domínio, pagar pela hospedagem e construir toda a infraestrutura de páginas, meios de pagamentos e logística. Por isso, fazer parceria com um marketplace acaba sendo um caminho natural, principalmente para pequenas e médias empresas. Com o tempo, o lojista pode ir participando de diferentes plataformas.

Além das plataformas na web, muitos empreendedores também vendem em redes sociais, como o Instagram e o Facebook, ou via aplicativos. Em muitos casos, as transações são feitas por meio de links de pagamento que podem ser enviados por mensagens eletrônicas.

Por que ter um e-commerce?

Muitas vezes o termo e-commerce é usado como sinônimo de loja virtual. Porém, como vimos, o e-commerce é um conceito mais abrangente. No entanto, quando se fala em ter seu próprio e-commerce, isso normalmente se refere a uma loja virtual, ou seja, ter sua própria estrutura online. Então quais as vantagens dessa estratégia? É sobre isso que falaremos agora!

  1. Grandes chances de crescimento

O mercado eletrônico está em plena ascensão. Com a pandemia, as vendas online estouraram, chegando a uma alta de 145% somente no primeiro semestre de 2020. Além disso, com as medidas restritivas impostas em virtude do coronavírus, as pessoas descobriram a facilidade e a praticidade de fazer compras pela internet, ganhando ainda mais confiança para fazer suas transações.

  1. Vendas 24 horas por dia

A loja virtual funciona com disponibilidade total. Assim, independentemente do horário, as vendas são realizadas. Todos os processos acontecem de forma automática, inclusive a gestão do estoque. Embora atividades de separação e envio de produtos aconteçam em horários definidos, as vendas podem acontecer a qualquer momento.

  1. Menor investimento

Ao passo que participar de marketplace é mais vantajoso economicamente para o lojista parceiro, essa infraestrutura pode representar um grande investimento para o administrador. A empresa responsável terá de arcar com os custos para gerar tráfego (marketing), gerenciar os meios de captura na plataforma, bem como o split de pagamento, sem falar na plataforma de vendas, a webstore.

Assim, ter seu próprio e-commerce ou uma loja virtual requer um investimento menor para o empreendedor — quando comparado à abertura de um marketplace.

  1. Maior liberdade e autonomia

Com uma loja virtual, você pode gerenciar sua “própria casa” sem se preocupar com as regras impostas por um e-commerce ou por contratos estabelecidos com lojistas parceiros. As decisões tomadas só vão afetar o seu próprio negócio, e isso dá maior liberdade para arriscar ou definir estratégias mais ousadas.

  1. Menor competitividade

Em um marketplace, seus produtos e serviços estarão lado a lado aos de outros lojistas. Isso significa que os preços praticados precisam ser bem planejados. Além disso, a receita de um marketplace é normalmente a comissão em cada venda, o que reduz a entrada no caixa no início, mas com melhores resultados a longo prazo.

Por outro lado, ter um e-commerce ou uma loja virtual própria significa ter também a margem de lucro ampliada. Seus produtos também não vão concorrer com outras empresas no mesmo ambiente, de modo que o cliente fica totalmente imerso no ambiente que você criou para as suas vendas.

Por que fazer parte de um marketplace?

Apesar das muitas vantagens de ter um e-commerce próprio, investir em um marketplace e administrar a venda de lojistas parceiros também pode ser uma ótima estratégia.

  1. Maior potencial de faturamento

É verdade que o faturamento de um marketplace pode apresentar uma menor margem no início. Afinal, ele não é dedicado a vender um produto, mas sim um serviço de integração e infraestrutura. Dependendo do modelo do marketplace, a receita pode vir por meio de mensalidades fixas, percentuais de comissão ou mesmo uma taxa por transação. Mas, à medida que o negócio expande e o número de parceiros fica maior, a receita tende a crescer.

  1. Maior escalabilidade

O crescimento da receita também está relacionado à escalabilidade do negócio. O espaço para crescimento de um marketplace é realmente absurdo. Basta vermos exemplos de grandes players do segmento, como Mercado Livre, Airbnb e B2W.

  1. Maior alcance de público

Unindo-se a centenas — e até milhares — de parceiros, as possibilidades de alcançar um público maior são muito grandes. Esses lojistas também se tornarão divulgadores da sua plataforma, tanto indicando para outros empreendedores quanto atraindo tráfego. Dessa forma, o potencial de lucros também cresce cada vez mais.

  1. Alto impacto econômico e social

Um marketplace tem uma interferência no crescimento financeiro de muitos empreendedores. É muito mais do que uma modalidade de e-commerce. Muitas dessas plataformas se tornam um terreno fértil para a atuação de nichos de mercado totalmente inexplorados no mundo online, especialmente no que se refere ao marketplace de serviços.

  1. Visibilidade

Um marketplace tem uma visibilidade muito maior do que uma loja virtual, não há dúvida. Um e-commerce próprio pode levar muito tempo para ganhar credibilidade no mercado e o público tomar conhecimento. Por outro lado, o marketplace pode compartilhar da credibilidade dos seus parceiros, especialmente no início do negócio.

Com o tempo, ocorre o contrário, pois os empreendedores acabam ganhando maior visibilidade por causa da força e do alcance da plataforma. Assim, torna-se uma parceria em que ambos os lados saem ganhando.

E-commerce e marketplace não são necessariamente estratégias opostas. Elas podem ser usadas em conjunto. Na verdade, muitos marketplaces de sucesso iniciaram suas atividades com uma loja virtual e decidiram ampliar sua plataforma para abrigar outros empreendedores. Tudo vai depender então do momento do seu negócio e dos seus objetivos.

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